Trabalho da CPI do MST ainda não acabou e uma nova "carta na manga" surge

Ler na área do assinante

O pedido de indiciamento judicial de 11 pessoas - entre elas o ex-chefe do GSI de Lula, general Gonçalves Dias - foi só o começo de uma forte ação do Congresso Nacional contra a invasão de terras. Um balanço das atividades, feito durante coletiva nesta quarta (27), em Brasília (DF), mostrou que um grupo unido se formou, finalmente, em torno do problema.

A criação da Frente Parlamentar de Invasão Zero, nos próximos dias, e o lançamento de um pacote anti-invasão, que já está protocolado na Câmara dos Deputados para passar por comissões, são ações mais fortes contra grupos terroristas que se formaram ao redor e que alimenta a “indústria da invasão”. 

O presidente da comissão, deputado Luciano Zucco (PL-RS), disse que “esse pacote legislativo reúne propostas apoiadas pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Entre os projetos que hoje estamos entregando formalmente, destaque para o que veda a concessão de benefícios sociais, crédito agrícola ou nomeação para cargos públicos para quem participa de invasões”.

O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), aproveitou para comemorar a aprovação do projeto de lei que restabelece o marco temporal das terras indígenas pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, abrindo liberação para ser levado ao plenário.

Lupion relacionou os dois assuntos à leniência do governo Lula (PT) com invasores e com as ameaças à propriedade privada.

“Essa CPI mostrou a irresponsabilidade do governo federal de hoje”, afirmou.
Foto de Valdecir Cremon

Valdecir Cremon

Jornalista com passagem pela Folha de São Paulo, O Liberal, TVC MS, Diário da Região e Canal do Boi em editorias de Economia, Política e Agronegócio. Atua no rádio desde 1974 como diretor, produtor e apresentador. Conectado no noticiário do agronegócio brasileiro e comentarista, é colunista de sites e jornais do Estado de São Paulo. Atualmente comenta as principais notícias do agro no canal Fator Político BR.

Ler comentários e comentar