desktop_cabecalho

Moro mostra que o Senado cansou de ser omisso e dará resposta ao STF

Ler na área do assinante

O senador Sergio Moro (União-PR) celebrou a aprovação do projeto de lei que fixa o marco temporal para as demarcações das terras indígenas. O parlamentar afirmou que o Senado "assumiu sua responsabilidade de legislar sobre um tema tão complexo, dando segurança jurídica à questão”.

Moro ressaltou que a proposta não é uma afronta ao Supremo Tribunal Federal (STF), pois a própria Corte tem divergências sobre o assunto.

Para o parlamentar, a questão do marco temporal não deve ser encarada como "uma oposição entre brasileiros indígenas e brasileiros não indígenas”, mas sim como uma "disputa que precisa de resolução”.

"Não foram poucos os ministros [do STF] que afirmaram, de uma forma respeitosa a este Senado, que eles tinham que decidir porque o Congresso estava se omitindo. Esse projeto […] vem dar essa resposta, vem preencher essa lacuna. 
O Senado está se manifestando, o Senado está fazendo aquilo que tem que fazer, que é legislar e resolver questões importantes para a vida dos indivíduos."

O senador também destacou que a população indígena precisa de oportunidades de desenvolvimento, de maneira que possam manter suas tradições culturais e desenvolver suas potencialidades com a exploração de sua terra da maneira que decidirem.

"A demanda tem que ser resolvida nessa linha, para dar às populações indígenas a dignidade necessária para que elas possam resolver com autonomia as suas questões, e não despojando populações urbanas ou populações indígenas há muito consolidadas."

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

Fonte: Agência Senado

da Redação Ler comentários e comentar