desktop_cabecalho

Afastamento do presidente da Câmara dos Deputados vai fatalmente produzir um caos político nos EUA

Ler na área do assinante

Pela primeira vez na história dos EUA, o presidente da Câmara dos Deputados foi afastado do cargo por votação dos deputados.

Kevin McCarthy foi afastado porque 8 deputados do seu partido (Republicano) apoiaram a medida.

Como o Partido Republicano tem uma maioria apertada na Casa, a perda de apoio de um punhado de deputados gerou a situação inédita.

O pano de fundo para o conflito é a divisão do Partido Republicano entre conservadores e centristas, também chamados de RINOs, um acrônimo para "republicanos apenas no nome".

Recebem essa alcunha os membros do partido que acabam sempre cedendo à agenda esquerdista, como no caso do orçamento público.

A ala mais conservadora do partido queria forçar cortes de gastos pelo instrumento de shutdow do governo, que aconteceria em caso de não aprovação do orçamento.

No último minuto, o presidente da Câmara aceitou um acordo que estendeu por mais 45 dias o financiamento do governo, provocando a ira da ala mais à direita.

O líder dessa ala, o deputado pela Flórida Matt Gaetz, liderou a revolta e colocou a voto a moção que retirou McCarthy do cargo.

Isso deve produzir o caos político nas próximas semanas, já que nenhuma liderança parece ter os votos necessários para ser eleito como Speaker (presidente da casa).

Com isso, aumenta o risco do shutdown do governo em meados de novembro, e fica praticamente impossível que novos projetos sejam aprovados.

É difícil saber os efeitos dessa situação nas eleições do ano que vem. Os democratas acreditam que eleitores punirão os republicanos pela confusão. Mas não é tão simples. O governo Biden vai de mal a pior, com nível de desaprovação alto, e um impasse no Congresso pode piorar ainda mais o cenário econômico, prejudicando os democratas.

O fato é que a polarização política está aumentando não só entre os dois partidos, mas também dentro de cada partido, produzindo um cenário cada vez mais desafiador para se alcançar o mínimo consenso sobre qualquer medida.

Leandro Ruschel.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

Ler comentários e comentar