desktop_cabecalho

Diplomata russo envolvido com "espião" foge do Brasil após intimação da PF

Ler na área do assinante

Em um desenvolvimento surpreendente na trama envolvendo o espião russo Sergey Cherkasov, que foi preso e condenado no Brasil por usar identidade falsa, um cidadão russo que trabalhava oficialmente na embaixada russa deixou o país às pressas, logo após ser intimado para prestar depoimento em uma investigação da Polícia Federal.

Esse indivíduo, que tinha um visto diplomático para trabalhar no Brasil, estava sob investigação da PF por seu suposto envolvimento em ajuda financeira a Cherkasov, durante o período em que ele viveu no Brasil com uma identidade falsa. No entanto, sua partida repentina levantou suspeitas de que ele poderia ser mais um agente trabalhando clandestinamente no Brasil para os serviços secretos russos.

A investigação inicial da PF em relação a Cherkasov focou no uso de documentos falsos, resultando em seu indiciamento e subsequente condenação. Enquanto cumpre pena em um presídio federal de segurança máxima, uma segunda investigação foi aberta para apurar indícios de lavagem de dinheiro relacionados a Cherkasov e sua rede de apoio.

À medida que a investigação progrediu, a PF descobriu que funcionários da própria embaixada russa em Brasília estavam envolvidos na rede que fornecia assistência a Cherkasov, incluindo o russo que fugiu antes de ser interrogado.

O governo russo solicitou a extradição de Cherkasov sob a alegação de que ele é um criminoso condenado por tráfico de drogas na Rússia. No entanto, as autoridades brasileiras consideram esse argumento falso e, enquanto o processo de extradição aguarda uma decisão final no Supremo Tribunal Federal, a palavra final cabe ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, Cherkasov enfrentou investigações nos Estados Unidos após ter viajado para lá enquanto estava usando identidade brasileira falsa. O governo dos EUA também pediu sua extradição, mas o pedido foi rejeitado pelo Ministério da Justiça de Lula.

Esse caso complexo continua a se desenrolar, com implicações diplomáticas e legais significativas.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar