desktop_cabecalho

O intrigante currículo do Secretário Geral da ONU e o erro crucial da organização em relação ao grupo terrorista Hamas

Ler na área do assinante

Hoje o Secretario Geral da Organização das Nações Unidas - ONU é o português António Guterres.

Está no cargo desde 1º de janeiro de 2017. Antes havia sido Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados. É possuidor de um vasto currículo.

Nesta pequena reflexão iremos registrar o período em que ele foi integrante da Internacional Socialista.

A Internacional Socialista é uma organização mundial de partidos social-democratas, socialistas e trabalhistas. Conforme se descreve em seu próprio site https://www.socialistinternational.org/

No currículo de Guterres no site da ONU está registrado que durante muitos anos ele foi membro ativo da Internacional Socialista. Foi Vice-presidente entre os anos de 1992 e 1999;  co-presidiu a Comissão para África e, posteriormente, a Comissão para o Desenvolvimento. De 1999 a meados de 2005 desempenhou o cargo de Presidente.

A Internacional Socialista hoje é presidida pelo espanhol Pedro Sánchez. Tendo como vice-presidente para a Palestina Rawhi Fattouh, que é o atual presidente do Parlamento Palestino.

Rawhi Fattouh foi o presidente interino da OLP entre 2004 e 2005, após a morte de Yasser Arafat.

O Hamas controla a Faixa de Gaza.

Em sua última manifestação, registrada em notícia no site da ONU, Guterres trata o grupo terrorista Hamas como "Grupo Palestino Hamas" e como "grupo armado".

Mesmo com a coincidentemente relação entre a ONU e a Autoridade Legislativa Palestina, através da Internacional Socialista, as Nações Unidas deveriam reconhecer o Hamas, abrigado na Faixa de Gaza, como grupo TERRORISTA.

A ONU erra ao colocar num mesmo nível de negociação um grupo terrorista com o Estado de Israel.

Foto de Henrique Alves da Rocha

Henrique Alves da Rocha

Coronel da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Ler comentários e comentar