desktop_cabecalho

Major flagrado dando água no 8/1 finalmente fala...

Ler na área do assinante

A CPI dos atos antidemocráticos ouviu o major José Eduardo Natale de Paula Pereira, que era coordenador de segurança do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no dia 8/1.

Natale foi exonerado do cargo após a divulgação de imagens das câmeras de segurança do prédio, que mostram ele permitindo que os invasores bebessem água.

O major negou qualquer intenção de facilitar a ação dos invasores e afirmou que "não entregou água aos invasores", mas apenas permitiu que eles tomassem água com a intenção de “acalmar os ânimos”.

“Eles estavam bastante hostis, se eu negasse a água, a situação poderia se inflamar, ele [um dos manifestantes] estava a uma porta do gabinete presidencial. O esforço foi para diminuir os ânimos e dispersar o local”, declarou Natale.

Ele confessou que retirou sua arma com o intuito de “preservar vidas” e passou a negociar verbalmente pedindo que deixassem o local. Ele contou ainda que alguns mais exaltados pediam que ele indicasse onde ficava a sala presidencial, mas que conseguiu despistá-los.

Sobre não ter dado voz de prisão aos manifestantes, ele destacou que estava sozinho no primeiro momento e que a estratégia de negociação teria sido a forma mais eficaz de dispersar os manifestantes e preservar o patrimônio público.

“Eu estava sozinho, caso desse voz de prisão a algum manifestante mais alterado, teria que retirá-lo e o único agente do GSI presente, que era eu, iria abandonar a posição”, declarou.

Major Natale relatou que não recebeu de suas instâncias superiores no GSI informações acerca da possibilidade de invasão do prédio do Palácio do Planalto.

Nesse momento, estranhamente, ele resolveu não responder sobre uma possível inoperância do comando do gabinete, afirmando que sua atuação era estritamente operacional e que não participava das reuniões do alto comando.

“Não havia uma operação de segurança montada, era um domingo como outro qualquer. Pelas informações que nós tínhamos, até pelo que o general Penteado já disse a essa CPI, a manifestação ficaria concentrada na praça dos cristais e seria de pequeno vulto”, disse o depoente.

Todos esses fatos foram relatados no recém lançado livro "08 de Janeiro - Segredos e Bastidores".

As atitudes do major estão também na obra. Além disso, graves revelações surgiram sobre o polêmico ginásio para onde os presos foram levados, a prisão de Anderson Torres, a “minuta do golpe”, o "alvo" nas costas do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Operação Lesa Pátria e ainda mostra as estranhas ações do General G.Dias antes, durante e depois dos atos. 

Veja a capa:

Para acessar esse conteúdo, clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores

Você não vai se arrepender!

da Redação Ler comentários e comentar