desktop_cabecalho

O veto dos EUA: Proposta do Brasil desconsiderou o artigo 51 da Carta das Nações Unidas... Uma péssima ideia

Ler na área do assinante

A resolução proposta pelo Brasil, que de forma rotativa preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas, foi vetada pelos Estados Unidos.

Assim como a China, Rússia, França e Inglaterra, os Estados Unidos têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.

Doze países votaram a favor do texto brasileiro. Brasil, China, França, Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos.

A Rússia e o Reino Unido se abstiveram, e apenas os Estados Unidos votaram contra.

A resolução apresentada pelo Brasil desconsiderou o direito dos países signatários da Carta das Nações Unidas à sua legítima defesa, conforme prevê seu artigo 51:

ARTIGO 51 - Nada na presente Carta prejudicará o direito inerente de legítima defesa individual ou coletiva no caso de ocorrer um ataque armado contra um Membro das Nações Unidas, até que o Conselho de Segurança tenha tomado as medidas necessárias para a manutenção da paz e da segurança internacionais. As medidas tomadas pelos Membros no exercício desse direito de legítima defesa serão comunicadas imediatamente ao Conselho de Segurança e não deverão, de modo algum, atingir a autoridade e a responsabilidade que a presente Carta atribui ao Conselho para levar a efeito, em qualquer tempo, a ação que julgar necessária à manutenção ou ao restabelecimento da paz e da segurança internacionais.

Até o momento o Conselho de Segurança não tomou nenhuma medida para manutenção da paz na região, conforme prevê o artigo 51 da Carta.

Fez bem os Estados Unidos em avocar o direito a legítima defesa para vetar a proposta de Resolução apresentada pelo Brasil.

Não parece ter sido uma boa ideia o Brasil desconsiderar o artigo 51 da Carta das Nações Unidas em sua proposta de Resolução.

Foto de Henrique Alves da Rocha

Henrique Alves da Rocha

Coronel da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Ler comentários e comentar