desktop_cabecalho

Destino das armas roubadas do Exército pode ter sido a facção criminosa mais cruel do Brasil

Ler na área do assinante

A Polícia Civil do Rio de Janeiro encaminhou imagens de quatro metralhadoras que foram furtadas do Arsenal do Exército em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, ao próprio Exército.

Essas imagens fazem parte do Inquérito Policial Militar que está investigando o desvio dessas armas.

Segundo informações, as metralhadoras teriam sido oferecidas ao Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro. As imagens mostram as metralhadoras em um local não identificado, junto com homens armados.

Não há confirmação de que as armas tenham sido realmente entregues ao Comando Vermelho, mas a situação é preocupante, já que essas metralhadoras são armas de alto poder de fogo e poderiam ser usadas em crimes violentos.

As armas teriam sido oferecidas ao traficante conhecido como Corolla, que lidera o Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e é considerado um dos homens de confiança dos líderes do Comando Vermelho.

Corolla teria entrado em contato com Wilton Carlos Rabelho Quintanilha, conhecido como Abelha, apontado pela polícia como o principal líder do Comando Vermelho em liberdade. A polícia ainda está investigando se o negócio foi concretizado ou se foi apenas uma oferta à facção.

De acordo com a reportagem, o furto das metralhadoras ocorreu há cerca de um mês, após o feriado de 7 de setembro, de acordo com as investigações. O grupo que furtou as armas teria pedido R$180 mil para cada metralhadora calibre .50.

Essas armas, que pesam em média 4,5 quilos cada, têm a capacidade de derrubar aeronaves, e helicópteros da polícia no Rio frequentemente são alvo de traficantes. Doze deles foram atingidos somente este mês.

Além das 13 metralhadoras calibre .50, outras oito de calibre 7,62 também foram roubadas em Barueri na semana passada.

Desde o furto, cerca de 480 militares estavam retidos no quartel para investigação. No entanto, com o progresso da investigação interna, 320 militares foram liberados na última terça-feira (17), uma semana após o furto das armas.

De acordo com o Comando Militar do Sudeste (CMSE), a situação passou de "estado de prontidão" para "sobreaviso", o que resultou na redução do efetivo da tropa aquartelada. A investigação continua em andamento e sob sigilo, de acordo com o CMSE.

O CMSE também declarou que as metralhadoras furtadas eram consideradas "inservíveis" e estavam no Arsenal, que é responsável por manutenção técnica e também pela desativação e destruição de armamentos que não podem ser reparados.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, enfatizou que as forças policiais de São Paulo estão trabalhando intensamente para evitar "consequências catastróficas" devido ao furto dessas 13 armas antiaéreas.

Esse é o maior desvio de armas das Forças Armadas desde 2009, de acordo com um levantamento do Instituto Sou da Paz.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar