desktop_cabecalho

Ex-governador tem condenação confirmada e perde direitos políticos por 12 anos

Ler na área do assinante

A Justiça do Distrito Federal confirmou a condenação do ex-governador José Roberto Arruda por improbidade administrativa no caso da Operação Caixa de Pandora, ocorrida em 2009. A sentença inclui a suspensão dos direitos políticos de Arruda por 12 anos e uma multa.

Além dele, outras seis pessoas também tiveram suas condenações mantidas.

O veredito foi proferido pelo juiz Daniel Carnacchioni, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, que rejeitou os recursos apresentados pela defesa dos réus, alegando insuficiência de provas e nulidade do processo.

Essa é a terceira condenação de Arruda este ano. Em julho e agosto, ele e outros envolvidos foram sentenciados com penas que variam de suspensão de direitos políticos à reparação de danos e proibição de contratos com o governo.

O juiz destacou na sentença que as provas contra Arruda são "contundentes" e evidenciam enriquecimento ilícito decorrente de "um esquema de solicitação de propina de empresas prestadoras de serviços de informática ao GDF, destinado, entre outras finalidades, ao pagamento mensal de valores a parlamentares para a compra de apoio político".

A Operação Caixa de Pandora foi iniciada em 27 de novembro de 2009, conduzida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público do Distrito Federal. As investigações revelaram um esquema de corrupção envolvendo o então governador Arruda e vários políticos do Distrito Federal.

Em fevereiro de 2010, Arruda foi preso e destituído do cargo por tentativa de suborno a uma testemunha do esquema. Um mês depois, ele teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) por infidelidade partidária.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar