desktop_cabecalho

Quando se trata de criminosos, todo cuidado é pouco. O caso do dissidente do PCC é periclitante! (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

O que está por trás da pessoa Frank Willians de Paula Souza e Marques, que se nomeia pela alcunha Neblina? Um bandido comum, até aqui, com envolvimento em roubo qualificado e por estelionato. 

O corre-corre do nosso dia a dia continua com todos os problemas que nos envolve, e do nada, começam a circular vídeos de um tal Frank que se diz ex-integrante do PCC. Até aí, nada normal... O cara assinar sua própria sentença de morte ao se expor publicamente já é complicado para se admitir. Considerando que esteja dizendo a verdade, o veredicto do seu fim já estaria decidido, e claro, ele saberia disso. Mas daí a se expor, ultrapassa qualquer tipo de sanidade. Quer virar mártir ou está desempenhando alguma função estratégica do sistema criminoso?

E a repercussão disso em vários setores da sociedade civil, incluindo-se todas as esferas do crime, como se encaixam? Há algum viés de distração para ações de bastidores passarem despercebidos?

Suscitam-se muito mais dúvidas do que certezas com a repentina aparição do sujeito e as repercussões até aqui. Tem de tudo para duvidarmos de tudo e de todos.

Há cerca de quatro dias, Frank fala de líderes de facções, especificando o PCC, de onde seria oriundo, e o Comando Vermelho. Fala de autoridades, vereadores, servidores de prefeituras, entre outros, mas não cita nomes. Promete, nestes quatro dias, mas não diz um nome sequer, exceto, para “desqualificar” a liderança do Marcola.

Fala que vai “entregar” como todo o sistema funciona, que tem como provar, mas até aqui, nomeia funções e hierarquias, diferencia a facção carioca da paulista, respectivamente, Comando Vermelho e PCC, e o objetivo delas, mas nada.

Fica descredibilizado ao afirmar que já pediu ajuda até a Polícia Federal. Alega que a PF fez exigências para ajudá-lo, parecendo tão simples isso, como se fosse num papo de boteco. Daí vai embora de “boa”... como assim?

Com todo esse enredo, contabilizando apenas os quatro dias, o cara quer nos fazer crer que ninguém o acha, mesmo tendo rede social, conta bancária, etc.? Sem contar com a polícia, que nos induz o rapaz, a pensar que estão vendo tudo isso como um delito de roubo de pirulito, tem ainda as facções. Assim ele quebra todo o moral, eficiência e competência das facções, né, não? Até onde eu saiba, ele já teria sido fritado em pneus ou virado uma peneira de tantos tiros que levaria.

Mas, o que conspira a “favor” do que ele diz, afinal? Transfiro esse questionamento para quem tem conhecimento do esgoto neste mundo do crime. Nós, pobres mortais, não temos profundidade para esse entendimento, mas a polícia tem!

Mas isso não nos impede de entender que tem uma lógica. O problema é a fonte. Não é novidade para ninguém que já tivemos vários casos de integrantes de facções participam até de eleições. Outro dia mesmo, numa polêmica decisão, o STF entendeu que um condenado por tráfico de drogas pudesse assumir um cargo no serviço público (fiscal de tributos e assistente na Funai) ao ser aprovado em concurso quando ainda era detento. Não faço juízo da pessoa, mas da decisão, bastante onerosa moralmente para a sociedade, ainda que as razões da decisão estejam embasadas na alegação do direito de ressocialização dos presos. E não é que, em outra decisão, como várias por aí, a justiça tenha mandado devolver bens de traficantes presos?

Enfim, sabemos que a infiltração da bandidagem no país é preocupante, e após a eleição de um ex-presidiário (nem citei a decisão a respeito dele no parágrafo anterior para não criar cismas, mesmo porque não é segredo para ninguém o que aconteceu) a situação se agravou ainda mais. Tem uma turminha grande por aí que defende bandido descaradamente, a começar dentro do Congresso Nacional.

As repercussões na esfera política, jurídica e na imprensa, só um fator chama a atenção, comum a todos: o silêncio. Não sabemos se por rabos presos ou por considerarem irrelevante o fato. Um ou outro arrisca-se por interesses que não sabemos quais. O que gera a dúvida sobre a dúvida.

No mais, já temos até sósia do Frank por aí... enquanto o original continua publicando vídeos novos, alguns deles dando a entender que algo está acontecendo com ele. Pedido de PIX para sair do país e com Vakinha online de R$10.000,00 na ativa (já havia feito uma Vakinha dessa há alguns anos). Não sei como ainda não aconteceu, mas a primeira consequência, certamente, será o banimento dele das redes. Mais cedo ou mais tarde. 

Vamos aguardar os acontecimentos... vai preso, ser assassinado, fugir ou cair no esquecimento. O que nos espera a respeito do caso?

Veja os vídeos:

Foto de Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira

Articulista

@ssicca no Twitter

Ler comentários e comentar