Líder indígena é encontrado morto após denunciar desmatamento na ONU

Ler na área do assinante

Um líder indígena foi encontrado morto em um rio na Terra Indígena Cachoeira Seca, a cerca de 250 km de Altamira.

Sua morte, por suspeita de afogamento, ocorreu 16 dias após seu discurso nas Nações Unidas, em Genebra, na Suíça, onde denunciou invasões de terras em sua região habitada pela etnia Arara.

Em seu discurso na ONU, Tymbektodem Arara expressou preocupações sobre invasões de terras na região onde os Araras vivem e pediu respeito à vida e ao território de seu povo. Ele era o linguista dos Araras, uma etnia que teve contato recente com não-indígenas.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a floresta que cobre a Terra Indígena Cachoeira Seca teve uma área de 697 km² desmatada a partir de 2007. Além disso, a região enfrenta invasões para garimpos ilegais, exploração de madeira e caça ilegal.

As investigações sobre sua morte consideram duas hipóteses: afogamento acidental, pois Tymbek havia bebido e estava nadando no Rio Iriri, ou homicídio, no qual ele teria sido jogado no rio e não conseguiu nadar devido ao estado alcoolizado. Seu corpo foi encontrado a cerca de 800 metros da margem.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar