Num tempo em que pessoas declaram apoio ao Hamas, ex-assessor de Bolsonaro volta a ser investigado por causa de um gesto

Ler na área do assinante

A sentença que havia absolvido sumariamente do crime de racismo Filipe Martins, assessor Especial para Assuntos Internacionais do governo Jair Bolsonaro (PL), acaba de ser reformada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

O juiz 11ª Vara Criminal do Distrito Federal havia acertadamente encerrado o processo por entender que o fato narrado na denuncia do Ministério Público não constituía crime. 

Em sua decisão, o desembargador Ney Bello afirma exatamente o contrário: "O que temos são indícios. Fortes indícios, diria eu. Por serem fortes indícios, não é cabível a manutenção da absolvição sumária do apelado", afirmou.

O gesto foi feito numa sessão remota do Senado, no dia 24 de março de 2021. Filipe acompanhava o então Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a fim de discutir temas relativos à pandemia de Covid-19.

Em sua defesa, Filipe alegou que estava ajeitando a lapela de seu paletó.

Parece incoerente, num tempo em que se observa pessoas apoiando abertamente o terrorismo do Hamas, um cidadão enfrentar um processo criminal em razão de um gesto, que alguém entendeu ser racista.

Resta saber como será feita essa investigação.

Gonçalo Mendes Neto. Jornalista.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar