Polícia desarticula grupo criminoso que se passava por ministros de Lula para aplicar golpes

Ler na área do assinante

Uma casa no bairro do Valentina, em João Pessoa, foi alvo de um mandado de busca e apreensão durante uma operação da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (7).

A operação investiga um grupo suspeito de se fazer passar por ministros do governo Lula (PT) para cometer golpes.

De acordo com a investigação, os suspeitos criavam perfis falsos no WhatsApp, utilizando fotos e informações de altos cargos do poder Executivo. Em seguida, entravam em contato com diretores e presidentes de órgãos públicos e privados para solicitar ajuda, principalmente financeira, em diferentes situações.

A Polícia Civil declarou:

"Normalmente, sob o pretexto de auxiliar terceiros, os falsos ministros entravam em contato com as vítimas e solicitavam que elas realizassem transferências via PIX para ajudar pessoas necessitadas."

Em um dos casos, um suspeito se passou por um ministro e entrou em contato com o presidente de uma associação comercial em São Paulo. Durante a conversa em que o golpe foi aplicado, o criminoso solicitou uma transação financeira, que, segundo ele, seria reembolsada posteriormente.

Até o momento, de acordo com a Polícia Civil, os nomes dos seguintes ministros estavam sendo usados pelos golpistas:

- Juscelino Filho, ministro das Comunicações
- Camilo Santana, ministro da Educação
- Renan Filho, ministro dos Transportes
- Rui Costa, ministro da Casa Civil
- Luiz Marinho, ministro do Trabalho
- Carlos Lupi, ministro da Previdência Social

A investigação revelou que os suspeitos monitoravam as agendas das autoridades para aplicar os golpes, permitindo-lhes entrar em contato com possíveis vítimas. Com o apoio das polícias de Pernambuco e Paraíba, os investigadores de Brasília conseguiram identificar o grupo criminoso.

A polícia está tentando determinar o número de vítimas enganadas e quantas autoridades tiveram seus nomes utilizados pelos criminosos. Até o momento, o lucro obtido com os golpes não foi calculado pela investigação.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar