A ‘Diplomacia da Cerveja’ de Lula e a saída dos brasileiros da faixa de Gaza (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Os brasileiros que estavam na faixa de Gaza foram autorizados a comparecer, em 10/11/2023, ao portão de Rafah para entrarem no Egito e, posteriormente, voarem ao Brasil, o que realmente aconteceu.

Infelizmente o Hamas não permitiu, naquela data, a abertura do portão porque queria que as suas ambulâncias passassem primeiro. 

Israel não concordou porque havia suspeita, bem fundamentada, de que terroristas do Hamas estavam nas ambulâncias. 

Só por isso o Hamas – que Lula não considera um grupo terrorista, mas de “combatentes pela liberdade” – os brasileiros ainda permaneceram presos em Gaza até o dia 12/11.

Não adianta mais Lula receber representantes do Hamas no Alvorada; não adianta o Hamas ter cumprimentado Lula pela sua “eleição” pelo TSE. Como Lula não pode fazer mais favores ao Hamas – até porque o mandato do Brasil na presidência do Conselho de Segurança da ONU já expirou – este começou a desconsiderar o “aliado”. 

Terroristas, como petistas, são assim: dependendo da conveniência, desconsideram os antigos aliados e não cumprem palavra. Ou, ainda dependendo da conveniência, compram (com dinheiro público, evidentemente) antigos inimigos. 

O convite a Alkmin para compor a chapa de Lula à eleição de 2022 é emblemático do que afirmo.

Finalmente, em 12/11, os brasileiros passaram pelo portão de Rafah, entraram no Egito e voaram rumo ao Brasil.

Mas o que levou à súbita aprovação de Israel sobre a passagem dos brasileiros por Rafah, após serem preteridos por seis vezes? Bem, a resposta está exposta no vídeo abaixo. Assista-o e veja como é ineficaz (além de ridícula, pândega!) a Diplomacia da Cerveja (também conhecida como Diplomacia de Botequim), criada e propalada pelo próprio Lula, o nosso Luiz LI, justamente conhecido como Pudim de Cachaça.

Veja o vídeo:

Foto de José J. de Espíndola

José J. de Espíndola

Engenheiro Mecânico pela UFRGS. Mestre em Ciências em Engenharia pela PUC-Rio. Doutor (Ph.D.) pelo Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) da Universidade de Southampton, Inglaterra. Doutor Honoris Causa da UFPR. Membro Emérito do Comitê de Dinâmica da ABCM. Detentor do Prêmio Engenharia Mecânica Brasileira da ABCM. Detentor da Medalha de Reconhecimento da UFSC por Ação Pioneira na Construção da Pós-graduação. Detentor da Medalha João David Ferreira Lima, concedida pela Câmara Municipal de Florianópolis. Criador da área de Vibrações e Acústica do Programa de Pós-Graduação em engenharia Mecânica. Idealizador e criador do LVA, Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC. Professor Titular da UFSC, Departamento de Engenharia Mecânica, aposentado.

Ler comentários e comentar