Uma nova crise chega e deve atingir em cheio o setor agropecuário (veja o vídeo)

Importação de leite da Argentina e do Uruguai afeta gravemente o setor

Ler na área do assinante

A crise que afeta a cadeia produtiva do leite no Sul do país, há cerca de dois anos, chegou ao Centro-Oeste e provoca danos reparáveis somente a longo prazo. Centenas de criadores de animais estão abandonando a produção de leite após amargarem grandes prejuízos.

Esta é uma das pautas do programa “Fator Agro”, do canal Fator Político BR, no Youtube, neste domingo (19). Confira o vídeo ao final do texto.

O vice-presidente do Sindilat, sindicato que reúne produtores de leite, Antônio Bornelli Filho, diz que a baixa remuneração por laticínios, a elevação de custos de produção e a importação de leite estão causando a redução do rebanho leiteiro. 

“Um rebanho de vacas ‘de leite’ demora vários anos para se formar”, resume, prevendo que o setor levaria ao menos cinco anos para se recompor se as dificuldades fossem sanadas. “As medidas do governo são apenas políticas”, disse o produtor em referência a posicionamentos do Ministério da Agricultura e Abastecimento sobre a importação de leite. 

Em dois anos, o país importou 2,2 bilhões de litros de leite, segundo cálculos da Gadolando, associação de produtores do Rio Grande do Sul. 

Outras pautas

O programa também traz informações de riscos e necessidade da contratação de seguro rural, com alerta para seguradoras sem capacidade financeira de cumprir apólices em caso de sinistros. 

O advogado Matheus Sanches explica como pecuaristas devem ficar atentos em negociações com frigoríficos e evitar prejuízos. 

O consultor Ronaty Makuko, da Pátria Agronegócios, faz um balanço do comportamento de preços, oscilações do mercado, escalas de abate e as exportações de carne na terceira semana de novembro. Segundo ele, a arroba do boi gordo deve se valorizar com a chegada de época de festas natalinas. 

Previsão do Tempo

A meteorologista Amanda Souza traz a previsão do tempo para a semana, com dados da X-Weather Meteorologia. Em Goiás há expectativa da chegada de uma frente fria neste final se semana, segundo André Amorim, gerente do Centro de Meteorologia e Hidrologia do Estado.

Confira:

Foto de Valdecir Cremon

Valdecir Cremon

Jornalista com passagem pela Folha de São Paulo, O Liberal, TVC MS, Diário da Região e Canal do Boi em editorias de Economia, Política e Agronegócio. Atua no rádio desde 1974 como diretor, produtor e apresentador. Conectado no noticiário do agronegócio brasileiro e comentarista, é colunista de sites e jornais do Estado de São Paulo. Atualmente comenta as principais notícias do agro no canal Fator Político BR.

Ler comentários e comentar