Uma das cantoras mais famosas do mundo faz acordo e escapa da prisão

Ler na área do assinante

A famosa Shakira evitou a prisão ao chegar a um acordo judicial na Espanha, em resposta às acusações de sonegação de 14,5 milhões de euros em impostos.

Aceitando sua culpa, a cantora concordou com uma sentença de três anos de prisão, convertida para uma multa de 432.000 euros (aproximadamente R$ 2,3 milhões), além de uma penalidade financeira total de cerca de sete milhões de euros.

Antes do julgamento marcado para as dez da manhã no Palácio da Justiça de Barcelona, Shakira já demonstrava abertura para um acordo com a Promotoria e outras partes acusadoras. Reconhecendo sua responsabilidade nos seis delitos fiscais imputados, a artista já havia restituído os 14,5 milhões de euros à Receita Federal, referentes à evasão fiscal entre 2012 e 2014, simulando residência fora da Espanha.

Shakira, em comunicado, expressou sua disposição inicial em defender sua inocência em julgamento, mas optou pelo acordo para preservar sua paz e a de seus filhos, evitando interromper sua carreira musical. Ela enfatizou o custo emocional e temporal de um longo processo judicial, apesar de admirar figuras públicas espanholas que persistiram em disputas semelhantes.

A cantora também apontou falhas no sistema tributário espanhol, defendendo a necessidade de revisão para proteger os cidadãos, especialmente aqueles incapazes de financiar uma defesa adequada ou negociar acordos, muitas vezes tendo suas vidas consumidas por disputas fiscais prolongadas.

Além deste caso, Shakira enfrenta outra investigação judicial em Esplugues de Llobregat (Barcelona), acusada de sonegar mais de seis milhões de euros em 2018, supostamente utilizando uma estrutura corporativa baseada em paraísos fiscais.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar