desktop_cabecalho

Carne Fraca: Sem Procedência! Sem Confiança!

Ler na área do assinante

Na bagunça generalizada que toma conta desse país, a Operação ‘Carne Fraca’ da Policia Federal é só mais um capítulo da triste realidade em que a corrupção e a falta de respeito às leis e ao povo brasileiro parece não ter limites. Mais uma vez, o orgulho da grandeza e a aparente credibilidade de determinadas instituições economicamente sólidas, caem por terra e se tornam motivos de decepção.

Fatos isolados ou não, trata-se da contaminação da imagem num todo! Inclusive do Brasil! As empresas envolvidas na Operação ‘carne fraca’, assim como a Petrobras e Odebrecht entre outras empreiteiras da Operação Lava Jato, são empresas de renome internacional e representam a força de setores estratégicos da economia do país: Agroindústria, petróleo e construção civil. No entanto, seus dirigentes optaram pelo lucro a qualquer preço, provavelmente acreditando na impunidade, contando para tanto, com a conivência de agentes públicos corruptos.

Em meio à perplexidade e a revolta, fica o questionamento se ainda é possível acreditar que se tratou realmente de fatos isolados ou na verdade foi revelado mais um padrão obscuro de “qualidade”, atestado pelo carimbo desonesto de uma inspeção falha e nociva, que à luz dos fatos, enojou a todos pelo grau de crueldade, afrontando a boa vontade e a credulidade das pessoas, que sem saber, são envenenadas e tratadas como animais.

Sabemos que esta não foi a primeira vez! Infelizmente não será a última! Quem não se lembra de soda caustica e agua oxigenada no leite? Vivemos num país que não aprende com os erros, a não ser que seja para se escolarizar por eles!  Estes são apenas os casos que foram descobertos! Faltam ainda punições severas a todos que se dedicarem a enganar o consumidor de forma tão inescrupulosa! Nós não desejamos que aconteça, mas na verdade é que ninguém mais é capaz de pôr a mão no fogo por empresa nenhuma, por melhor que seja a publicidade. Tenham os últimos fatos como exemplo.

O estrago está feito, de parte a parte!  Toda a cadeia produtiva será atingida, sobretudo se não convencerem, as explicações de que as instituições de controle e fiscalização brasileira são confiáveis. O argumento de que o sistema de vigilância sanitária do país são atestados e aprovados por organismos internacionais, talvez não seja suficiente para impedir barreiras sanitárias e queda nas exportações. Mais uma vez, a ganância de uns vai refletir na vida de milhares de pessoas que precisam de seus empregos. No entanto, nenhum argumento pode ser mais importante que as investigações da Policia Federal. Nem tão pouco que o sigilo fosse necessário para preservar a economia! Trata-se de crime! O resto é consequência!

Preocupa ainda mais, que possa ter na indústria alimentícia brasileira o emprego de qualidade diferenciada para um mercado em detrimento de outro! O mercado interno e o mercado externo! Dada a dificuldade de se abrir mercados internacionais para a carne brasileira, é inconcebível que tenham tido a ousadia de maquiar carne com ácido ascórbico e exportar para países da União Europeia.  Só resta, por lógica, imaginar que o mercado interno tem estomago de avestruz para absorver o resto que não presta! Haja paciência!

Autenir Rodrigues de Lima

Foto de Autenir Rodrigues de Lima

Autenir Rodrigues de Lima

Funcionário público municipal em Jateí-MS. Formado em Ciências Contábeis.

Ler comentários e comentar