Gilmar Mendes age nos bastidores

Ler na área do assinante

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, está trabalhando ativamente nos bastidores para opor-se à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas no STF.

Essa PEC, que já foi aprovada no Senado, agora está sob a responsabilidade da Câmara dos Deputados.

Segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, Gilmar Mendes não concorda com a PEC e está tentando formar um consenso contra ela. Ele teria buscado apoio entre lideranças da Câmara, incluindo Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que está prestes a reassumir o cargo de deputado federal.

A reportagem indica que Gilmar Mendes espera contar com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para barrar a PEC. Lira foi beneficiado por uma decisão recente de Mendes, que ordenou a destruição de todos os áudios obtidos em um inquérito em que era investigado por desvio de recursos em contratos educacionais em Alagoas.

A colunista de O Globo sugere que a situação atual da PEC na Câmara pode levar a um possível "acordão", comprometendo seu avanço.

A PEC busca restringir o poder dos ministros do STF de tomarem decisões individuais em assuntos de grande relevância, exigindo que essas decisões sejam tomadas coletivamente pela Corte.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar