Tribunal de Haia toma decisão firme sobre atitude macabra de Maduro contra a Guiana (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

O Tribunal de Haia proibiu a Venezuela de tentar anexar a região de Essequibo, que compõe metade do território da Guiana e é rica em recursos naturais.

A decisão unânime, em tese, impede qualquer ação venezuelana que interfira no status atual do território.

A sentença é particularmente relevante diante do referendo organizado pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro, agendado para domingo (3/12), que visa deliberar sobre a anexação da Guiana Essequiba.

O conflito entre Guiana e Venezuela remonta ao século 19. Originalmente, a Guiana, então uma colônia britânica, tinha suas fronteiras a leste do Rio Essequibo. A expansão para a área oeste, previamente sob controle da Capitania Geral da Venezuela, ocorreu após a descoberta de reservas de ouro. Em 1899, a Corte Internacional de Paris emitiu um laudo arbitral favorável à Guiana, decisão contestada pela Venezuela. O governo venezuelano se baseia no Acordo de Genebra de 1966 para sustentar suas reivindicações.

A ONU encaminhou o caso ao Tribunal a pedido da Guiana, mas há ceticismo sobre o reconhecimento da decisão do tribunal pela Venezuela.

Em resposta à tensão crescente, o Brasil reforçou sua presença militar na fronteira norte.

Em entrevista ao canal Fator Político, o deputado General Girão revelou detalhes dessa possível invasão e contou experiências do tempo em que morou 11 anos na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.

Confira:

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar