Dilma diz que confia em Obama e descarta novas espionagens

Ler na ĂĄrea do assinante

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da PresidĂȘncia da RepĂșblica divulgou nota neste sĂĄbado (4) reafirmando que a presidenta Dilma Rousseff mantĂ©m a confiança no compromisso assumido pelo presidente norte-americano, Barack Obama, de que seu governo nĂŁo voltaria a investigar o Brasil e empresas brasileiras clandestinamente. 

A AgĂȘncia Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglĂȘs) norte-americana espionou nĂŁo sĂł a chefe de Estado nos Ășltimos anos (atĂ© 2013), mas tambĂ©m integrantes e ex-integrantes importantes do governo nas ĂĄreas econĂŽmica, financeira e diplomĂĄtica.

Entre os alvos da espionagem norte-americana,  o ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci e o assistente pessoal de Dilma, Anderson Dornelles, responsĂĄvel pelos telefonemas privados da presidenta, cujo celular foi rastreado. O aviĂŁo presidencial tambĂ©m foi alvo da “bisbilhotagem” dos EUA, mostrou a reportagem.

Dilma diz considerar o assunto “superado”.

Ainda segundo a PresidĂȘncia da RepĂșblica, a parceria estratĂ©gica entre Brasil e Estados Unidos se tornarĂĄ cada vez mais sĂłlida, com relação baseada no respeito mĂștuo e no desenvolvimento de ambas as naçÔes. 

da Redação Ler comentårios e comentar