Avaliação mostra desastre na educação no Brasil, mas ainda há esperança com Escolas Cívico-Militares

Ler na área do assinante

O senador Jorge Seif (PL-SC) manifestou preocupação com os baixos resultados dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

O Pisa é um estudo comparativo internacional, realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo do programa é avaliar o conhecimento e as habilidades dos estudantes na faixa etária de 15 anos (idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países) em matemática, leitura e ciências.

O senador destacou que, apesar do investimento em educação no Brasil, o sistema educacional não atinge seus objetivos.

"Infelizmente, o Brasil amargou a posição 65 em meio a 81 países que foram avaliados. Então, é triste essa constatação e, ao mesmo tempo, um alerta para o Ministério da Educação (MEC), para o governo federal e para senadores e deputados", disse.

Seif também elogiou a instalação da Frente Parlamentar em Prol das Escolas Cívico-Militares, na Câmara do Deputados, de iniciativa do deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS). Neste ponto surge um fio de esperança para o futuro do Brasil.

Segundo o parlamentar, os alunos dessas instituições têm melhor performance, desempenho, disciplina e respeito ao ambiente escolar.

"Faço um desafio para o Ministro da Educação, que, infelizmente descontinuou um programa que dá certo no Brasil, que são as escolas cívico-militares, esquecendo que o Ceará é o estado que mais concorre para o ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica]. O Ceará é o que tem mais candidatos. E o ITA é uma escola militar."

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

Fonte: Agência Senado

da Redação Ler comentários e comentar