Operação da PF contra o tráfico de drogas realiza buscas em restaurante de luxo, condomínio fechado e loja

Ler na área do assinante

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (8) a Operação Sanctus com o objetivo de desarticular organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas, em Dourados, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

Mesmo sendo feriado municipal pelo Dia da Padroeira Imaculada Conceição, equipes da PF cumpriram mandados em vários endereços, entre os quais o Audaz Restaurante, localizado na Rua Albino Torraca, na Vila Progresso, bairro nobre da região norte da cidade.

Os policiais também estiveram em uma casa no condomínio fechado Ecoville 2 e foram vistos em uma loja de roupas e bonés no bairro Jardim Água Boa, região sul da cidade. Além de tráfico de drogas, os alvos são investigados por lavagem de dinheiro.

As investigações tiveram início em outubro deste ano e, com seu avanço, houve a identificação dos líderes da organização criminosa (ORCRIM) sediada na cidade, cujo comando é exercido por dois irmãos, ambos com histórico de ligação em apreensões de droga e com lideranças de facções criminosas.

A atividade da organização baseia-se na internalização de droga no país a partir da cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, por meio da ocultação de entorpecentes em pneus de caminhões de carga, que, para dissimular o transporte da droga, carrega produtos lícitos até o interior do Paraná e, de lá, para o Rio de Janeiro.

Os investigados promoviam a lavagem de capitais por meio de uma rede de pessoas e empresas, para os quais remetiam e recebiam grandes quantias de valores em espécie por meio de depósitos em terminais de autoatendimento.

O esquema conta ainda com a ocultação patrimonial de empresas e imóveis, cuja propriedade formal está em nome de laranjas, testas de ferro e, no caso dos imóveis, em nome de seus antigos proprietários.

A Polícia Federal cumpriu 21 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão temporária, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande/MS, nas cidades de Maricá/RJ, Araruama/RJ, Dourados/MS, Ponta Porã/MS, Guia Lopes da Laguna/MS, Cambé/PR, Feliz Natal/MT e Paranatinga/MT.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar