Agro sufoca com a insegurança jurídica causada pelas intervenções do STF (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

O Brasil teve, entre 2022 e 23, a safra mais cara para o produtor em toda a sua história. Só fertilizantes tiveram alta acima de 52%. Combustíveis, mão de obra e insumos em geral subiram em percentuais bem próximos, tornando a atividade pesada e carregada de novas dificuldades. 

A constatação está em levantamento divulgado pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura). 

Este é um dos destaques do programa “Fator Agro” deste domingo, 10 de dezembro, no canal Fator Político BR, no Youtube.

Sobre a polêmica do marco temporal das terras indígenas, a advogada Luana Ruiz conclui: a insegurança jurídica causada pelas intervenções do STF (Supremo Tribunal Federal) na questão, contra o Legislativo, é o principal problema e preocupação dos proprietários ruais no país. 

A crise do leite continua. Pecuaristas abandonam a atividade devido a alta de custos, mas principalmente porque o governo Lula demora em solucionar o impasse das importações do Mercosul, onde a produção leiteira é subsidiada.  

Mas, não é só de notícias ruins que vive o agro brasileiro. O milho e a arroba do boi tiveram valorização, em dezembro, após meses de queda ou estabilidade, como informam Stefan Podsclan e Ronaty Makuko, das consultorias Agrifatto e Pátria Agronegócios. 

Tem também a previsão do tempo para os próximos 15 dias e giro de notícias do setor econômico mais importante do país: o agronegócio.

Foto de Valdecir Cremon

Valdecir Cremon

Jornalista com passagem pela Folha de São Paulo, O Liberal, TVC MS, Diário da Região e Canal do Boi em editorias de Economia, Política e Agronegócio. Atua no rádio desde 1974 como diretor, produtor e apresentador. Conectado no noticiário do agronegócio brasileiro e comentarista, é colunista de sites e jornais do Estado de São Paulo. Atualmente comenta as principais notícias do agro no canal Fator Político BR.

Ler comentários e comentar