Um erro crucial

Ler na área do assinante

Ontem eu vi no X uma foto do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com o Calamaro da Silva e o Dr. Geraldo Merenda, posando em algum ato oficial do governo federal.

A referida foto, que integra a presente postagem, foi originalmente publicada no perfil do Calamaro. Como se depreende dela (da postagem), além do Tarcísio foram vários os governadores que se deixaram fotografar com Lula e Alkmin - alguns deles de espectro político de direita, como o de SC e MS.

A mensagem nítida que o Calamaro pretendeu passar é que “pacificou” o país, que “acima das ideologias está o bem-estar do Brasil”, e principalmente que “governa para todos, sem dar preferência a essa ou aquela região”.

Muitos criticam o que Tarcisio fez, de posar para a foto ao lado do Calamaro da Silva e do Dr. Geraldo Merenda, e outros justificam o ato, dizendo que o governador precisa ter paz e tranquilidade para trabalhar, com captação de recursos para o Estado.

Quero ponderar que na época do Bolsonaro existiu um grupo de governadores que criou uma falange chamada Consórcio Nordeste, para fazer oposição ao Governo Federal.

Não existe uma única foto de qualquer desses governadores com Bolsonaro, eles sempre deixaram claro de que lado estavam, e qual era a sua posição política. Mas mesmo assim os recuros da União não deixaram de chegar a esses Estados, pois assim é em uma Federação, como o Brasil.

Falando de forma clara: não é uma foto oficial e um “acordo de boa convivência” que fará com que os recursos da União cheguem ao Estado, mas sim a mera atuação institucional, com o próprio “funcionamento da máquina” da Federação Brasileira.

Usar a justificativa de que posou para a foto porque era um evento de liberação dos recuros da União para São Paulo é deixar claro que se está realmente diante de elevação das questões eminentemente econômicas como as mais importantes na política.

Ao final e ao cabo, a mensagem que essa foto passa é que o sistema se acomodou, para deixar para trás aquele Brasil que todos tentamos construir, nos 4 anos de Bolsonaro, e que o próprio governador Tarcísio de Freitas já conseguiu conquistar o seu espaço nesse mesmo sistema.

E aqui o mais importante: para que seu espaço (do governador Tarcisio) esteja garantido, não podem haver “discussões ideológicas” de sua parte.

Foto de Guillermo Federico Piacesi Ramos

Guillermo Federico Piacesi Ramos

Advogado e escritor. Autor dos livros “Escritos conservadores” (Ed. Fontenele, 2020) e “O despertar do Brasil Conservador” (Ed. Fontenele, 2021).

Ler comentários e comentar