Quase 10 anos depois, Justiça condena um e absolve outro pela morte do cinegrafista Santiago Andrade

Ler na área do assinante

O artesão Caio Silva de Souza foi condenado a doze anos de prisão pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, ocorrida durante um protesto no Rio de Janeiro em 2014.

A sentença foi decidida por um júri popular. Caio poderá recorrer da decisão em liberdade.

Por outro lado, Fábio Raposo Barbosa, tatuador e segundo acusado no caso, foi absolvido das acusações pelo conselho de sentença do 3º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro.

Ele e Caio haviam sido indiciados por homicídio doloso qualificado, mas responderam ao processo em liberdade desde 2015.

Santiago Andrade, então com 49 anos, faleceu após ser atingido na cabeça por um rojão enquanto cobria uma manifestação no Centro do Rio. A acusação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) contra Caio e Fábio foi por homicídio doloso triplamente qualificado. A juíza, no entanto, optou por manter apenas a qualificação relacionada ao uso de explosivos.

Santiago foi hospitalizado por quatro dias no Hospital Municipal Souza Aguiar, onde faleceu devido a um afundamento de crânio causado pela explosão.

Segundo o MPRJ, Fábio teria passado o rojão a Caio, que o direcionou para a multidão, incluindo policiais militares.

Ambos admitiram conhecer-se de outras manifestações e agir em conjunto.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar