Sem direito à ampla defesa, STF vai julgar mais 30 réus pelo 8 de janeiro (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para esta sexta-feira (15) o início do julgamento de mais 30 réus denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por “envolvimento” nos atos do dia 8 de janeiro.

A sessão será aberta com o voto escrito do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Os outros magistrados vão apresentando os votos na sequência. Durante a votação, é possível pedir vista ou destaque.

Os réus respondem pelos crimes de:

• associação criminosa armada;
• abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
• golpe de Estado;
• dano qualificado;
• danos de patrimônio tombado.

Até o momento, o Supremo já condenou 30 pessoas com penas que variam de 13 a 17 anos de prisão. Sentenças que superam a penas estabelecidas no ordenamento jurídico brasileiro contra os crimes de estupro, tráfico de drogas e corrupção. Esses julgamentos têm gerado muita revolta na população que nos últimos dias já realizou duas manifestações populares em todo o Brasil, contra arbitrariedades do sistema judiciário. 

Cleriston da Cunha, patriota morto na prisão

No último dia 20 de novembro, um desses custodiados morreu na cadeia antes de ser julgado. Clezão, como era conhecido, tinha problemas de saúde e um pedido da PGR para que pudesse responder o processo em prisão domiciliar, mas acabou falecendo depois de um mal súbito, sem o parecer do Ministro Alexandre de Moraes. 

Lembrando que o julgamento vai acontecer em sessão virtual e vai até 5 de fevereiro de 2024. Neste formato de julgamento não há debate entre os ministros, que votam por meio de um sistema eletrônico. 

Isso pode prejudicar a defesa dos réus, que acabam tendo que enviar as sustentações orais por meio de um vídeo que é anexado ao processo e segundo os advogados não garante a ampla defesa de seus clientes.

Veja o vídeo:

O que aconteceu com Clezão é algo extremamente triste e revoltante que mostra o que as pessoas presas pelo 8 de janeiro estão sofrendo até hoje

Junto a essas polêmicas e tragédias envolvendo os atos, um documento acaba de ser lançado e promete abalar Brasília nos próximos dias...

Trata-se do livro "08 de Janeiro - Segredos e Bastidores".

Uma obra corajosa que pode causar uma grande reviravolta nas narrativas da esquerda e mostrar a verdade ao Brasil.

Caso queira conhecer esse livro, clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores

Vale a pena o investimento pois o valor é bem acessível!

da Redação Ler comentários e comentar