PSOL entra com ação contra "apreensão de menores" sem flagrante em praias do Rio

Ler na área do assinante

As deputadas Renata Souza e Talíria Petrone, do PSOL, apresentaram uma representação ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e ao Ministério Público Federal (MPF), contestando a apreensão e condução de adolescentes sem flagrante nas praias do Rio de Janeiro.

A ação das parlamentares ocorre após a revogação de uma decisão do Juizado da Infância do Rio que proibia a prática de abordagens ostensivas contra menores desacompanhados e sem documentação durante a Operação Verão.

Nas redes sociais, as deputadas expressaram críticas à revogação da medida, argumentando que a apreensão de jovens sem flagrante implica em um "apartheid racial" na cidade.

A medida original, emitida pela juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita da 1ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca da Capital, visava impedir a detenção de adolescentes em situações não flagrantes.

A ação movida pelo MPRJ, que motivou a decisão inicial da juíza, apontou que apenas nos dias 25 e 26 de novembro, 47 adolescentes foram forçadamente removidos de ônibus e locais de acesso aos bairros do Centro e da Zona Sul, sendo levados para unidades policiais sem explicações claras sobre os motivos.

As deputadas do PSOL buscam, com sua representação, reverter a decisão que permite a retomada dessas práticas, defendendo os direitos dos menores de idade nas praias cariocas.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar