Natal marca queda preocupante nas vendas do varejo

Ler na área do assinante

O Natal de 2023 registrou um declínio nas vendas do varejo, marcando a data como a mais fraca em termos de atividade comercial dos últimos três anos.

Conforme o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, houve uma redução de 1,4% nas vendas do varejo físico na semana de 18 a 24 de dezembro, em comparação com o mesmo período de 2022.

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, explica que a inadimplência elevada levou os consumidores a priorizar a reestruturação financeira, utilizando o 13° salário para pagar e renegociar dívidas, em detrimento das compras natalinas.

O declínio foi mais pronunciado no final de semana anterior ao Natal (22 a 24 de dezembro), com uma queda de 10,7% em relação ao período equivalente de 2022 (16 a 18 de dezembro). Rabi aponta que a baixa performance pode estar relacionada com o fato de 24 de dezembro ter caído num domingo, um dia tradicionalmente menos favorável para o comércio.

Em São Paulo, o varejo físico também enfrentou um cenário desfavorável, com diminuição de 1,2% nas vendas da semana de 18 a 24 de dezembro e uma queda de 9,6% no final de semana anterior ao Natal, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio baseia-se nas consultas realizadas em seu banco de dados, comparando os dados de 18 a 24 de dezembro de 2023 com os do mesmo intervalo em 2022.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar