Estranhamente, empresa de servidor do Ministério da Fazenda fecha contrato milionário sem licitação

Ler na área do assinante

Um servidor do Ministério da Fazenda, Marcelo Fiche, viu sua empresa, a Rede Brasileira de Certificações Pesquisa e Inovação (RBCIP), fechar um contrato de R$ 15,75 milhões sem licitação com o Ministério das Comunicações.

Este contrato, destinado à capacitação tecnológica de jovens de baixa renda, será pago em uma parcela única antecipada, uma prática atípica na administração pública.

A RBCIP, fundada em 2019 e sem fins lucrativos, já esteve envolvida em uma investigação por corrupção em 2013, quando Fiche era chefe de gabinete do então ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Apesar das acusações, o caso foi arquivado por falta de provas em 2016.

A negociação do contrato ganhou velocidade após uma reunião entre Fiche e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em outubro de 2023. A justificativa para o pagamento antecipado se baseou em uma portaria conjunta de agosto de 2023, que permite tal prática para equipamentos e materiais especiais de fabricação específica.

Marcelo Fiche defendeu a capacidade e a experiência da RBCIP em projetos itinerantes de ensino tecnológico em escolas públicas. Ele também justificou o pagamento antecipado como uma forma de obter melhores preços à vista.

O Ministério das Comunicações afirmou que respeitou todos os parâmetros legais durante o processo, sem se responsabilizar pela indicação da empresa. A situação jurídica de Marcelo Fiche e suas acusações anteriores não influenciaram a análise, segundo o ministério.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar