Ganhador de Prêmio Nobel da Paz é condenado à prisão

Ler na área do assinante

O ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2006 foi condenado nesta segunda-feira (1º) à prisão, por um tribunal de Bangladesh.

Muhammad Yunus e três outras pessoas foram condenados a seis meses de prisão por múltiplas violações da legislação trabalhista, em meio a críticas internacionais ao governo de Bangladesh pela perseguição judicial ao vencedor, em um caso descrito como “assédio” pela Anistia Internacional.

Yunus nega todas as acusações. Ele foi acusado em setembro de 2021 de não ter estabelecido o Fundo de Contribuição dos Trabalhadores e o Fundo de Previdência em sua empresa, e de não compartilhar os benefícios a que tinham direito com seus funcionários. Outras acusações incluem eventuais problemas com a comprovação da contratação regular de 100 trabalhadores.

O advogado de Yunus, Abdullah Al Mamun, afirmou que irão recorrer da decisão:

“O Estado não conseguiu provar nada. Apresentamos 109 contradições. Se houver uma contradição, até mesmo um acusado de homicídio é libertado”.

Muhammad Yunus declarou o seguinte:

“Fui punido por um crime que não cometi. Se eles quiserem chamar isso de justiça, eles podem”.

Yunus, de 83 anos, é reconhecido por ter tirado milhões de pessoas da pobreza graças ao seu banco pioneiro de microcrédito em Bangladesh. Com o banco, ele cedeu empréstimos a pessoas de baixa renda que normalmente seriam rejeitadas no sistema financeiro convencional. Apelidado de “o banqueiro dos pobres”, ele recebeu o Prêmio Nobel em 2006.

No entanto, Yunus tem tido uma relação tensa com as autoridades do Bangladesh desde que a primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, assumiu o poder. Hasina afirma que Yunus “suga o sangue” dos pobres.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar