Desmoralizada, reitora de Harvard não suporta a pressão

Ler na área do assinante

A reitora da Universidade Harvard, Claudine Gay, renunciou nesta terça-feira (2) ao cargo.

Além de enfrentar um escândalo envolvendo plágio, que precede seu mandato, Claudine foi amplamente criticada pela falta de medidas para combater o antissemitismo que se intensificou nos campi dos Estados Unidos desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas, em 7 de outubro do ano passado.

Em carta, a reitora lamentou:

“É com o coração pesado, mas com um profundo amor por Harvard, que escrevo para compartilhar que deixarei o cargo de presidente”.

E complementou:

“Após consultar os membros da Corporação, ficou claro que é do interesse de Harvard que eu renuncie, para que nossa comunidade possa navegar neste momento de desafio extraordinário com foco na instituição, e não em qualquer indivíduo.”

E disse ainda:

“Tem sido angustiante ter dúvidas sobre meus compromissos de enfrentar o ódio e de defender o rigor acadêmico – dois valores fundamentais para quem eu sou – e assustador ser submetida a ataques pessoais e ameaças alimentadas por questões raciais”.

A reitora deixa o cargo seis meses após assumir a liderança da mais prestigiada universidade americana. Ela foi a primeira presidente negra nos quase 400 anos de história de Harvard, e apenas a segunda mulher no posto.

Contribui decisivamente para a renúncia, sua medíocre participação em uma audiência no Congresso no mês passado a respeito de episódios de antissemitismo na universidade. Ela foi duramente criticada pela falta de respostas e medidas diretas para combater o assédio contra estudantes judeus em Harvard.

Sai desmoralizada.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar