Por enquanto, Globo fica nas mãos de Collor...

Ler na área do assinante

A Globo obteve sucesso judicial ao revogar uma liminar que a obrigava a renovar o contrato de afiliação com a TV Gazeta de Alagoas, de propriedade do ex-presidente Fernando Collor de Melo. Apesar disso, a emissora não logrou êxito em encerrar sua relação contratual com o canal.

A parceria, que chegou ao fim em 31 de dezembro de 2023, foi mantida temporariamente devido a uma liminar emitida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), com objetivo de proteger o conglomerado local em recuperação judicial.

O desembargador Paulo Zacarias, do TJAL, cancelou a liminar em 3 de janeiro. No entanto, ele optou por preservar o contrato entre Globo e Gazeta até que a 3ª Câmara do Tribunal de Justiça decida o mérito da questão.

O recesso judiciário, que se estende até 22 de janeiro, adiciona incerteza ao desfecho dessa disputa. A TV Elo, pertencente ao Grupo Nordeste de Comunicação, já se prepara para assumir o papel de nova afiliada da Globo em Alagoas, exibindo atualmente o canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.

A TV Gazeta, por sua vez, alertou que a ausência de recursos financeiros oriundos da parceria com a Globo poderia resultar em sua falência. Em pedido de liminar de 4 de dezembro, a emissora argumentou que a não renovação do contrato implicaria em demissão massiva de funcionários. A decisão inicial, favorável à TV Gazeta, foi proferida pelo juiz Léo Dennisson Bezerra de Almeida.

O contrato estabelecido desde 1975 entre Globo e TV Gazeta determina que quaisquer disputas legais devem ser resolvidas no Rio de Janeiro. Assim, caso a Globo consiga transferir o caso para o Rio, a TV alagoana pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para resolver o conflito de competência.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar