Coreia do Norte dispara mais de 200 mísseis e Coreia do Sul evacua ilhas

Ler na área do assinante

A situação na península coreana escalou nesta sexta-feira (5) com a Coreia do Norte realizando mais de 200 disparos de artilharia perto da fronteira marítima com a Coreia do Sul.

Em resposta, as autoridades sul-coreanas das ilhas de Yeonpyeong e Baengnyeong ordenaram que os moradores buscassem abrigos antibombas, embora não tenha sido especificado se a medida foi uma reação direta aos disparos norte-coreanos.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul não confirmou imediatamente a causa da evacuação, mas uma mensagem de texto enviada aos residentes das ilhas indicava a realização de um "exercício de fogo naval" pelas tropas sul-coreanas.

O Exército da Coreia do Sul, por meio de seu porta-voz Lee Sung-joon, confirmou que não houve danos civis ou militares no Sul devido aos disparos norte-coreanos. Lee classificou a ação como "um ato de provocação que aumenta a tensão e ameaça a paz na península coreana".

Os projéteis disparados pela Coreia do Norte caíram no lado norte da fronteira marítima, com o Exército sul-coreano mantendo vigilância sobre os movimentos norte-coreanos em cooperação com os Estados Unidos. Em resposta, Seul afirmou que tomará "medidas correspondentes" às ações de Pyongyang.

Pyongyang, por sua vez, justificou os disparos como uma reação às atividades militares do Sul, referindo-se às autoridades sul-coreanas como "gângsteres" e negando qualquer impacto sobre a segurança das ilhas sul-coreanas.

As Forças Armadas da Coreia do Sul também realizaram disparos após uma situação não especificada na fronteira, embora não esteja claro se isso fazia parte de um exercício ou se tinha outra motivação.

A tensão aumenta à medida que a Coreia do Norte muda sua política em relação ao Sul, tratando-o cada vez mais como um Estado inimigo e separado, uma abordagem que difere das décadas de tentativas de reconciliação e unificação. Analistas sugerem que essas mudanças podem levar a um cenário onde o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano assuma o controle das relações com o Sul e justifique o uso de armas nucleares contra Seul em um possível conflito futuro.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar