Previsão do tempo alerta para janeiro com calor anormal e menos chuva

Ler na área do assinante

Janeiro de 2024 está marcando o verão brasileiro com alterações significativas nos padrões climáticos. Após a recente passagem de um ciclone extratropical na região Sul, o mês promete calor anormal e variações nas precipitações em várias partes do país.

Conforme as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), espera-se que as temperaturas durante o mês de janeiro ultrapassem as médias históricas em grande parte do Brasil. A maior parte dos estados brasileiros deve experimentar temperaturas superiores a 25ºC, com várias regiões enfrentando dias ainda mais quentes, ultrapassando os 30ºC. Esta previsão de calor extremo abrange estados como Amapá, Pará, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Em termos de precipitação, janeiro traz um padrão diversificado. Enquanto o Sul, Norte e algumas partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter um volume de chuvas abaixo do normal para a época, esta redução pode ser benéfica para regiões que sofreram com excessiva umidade, impactando negativamente as plantações.

Por outro lado, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, juntamente com os estados do Pará e Paraná, estão previstas para receber chuvas dentro da média, o que é uma boa notícia para áreas com baixos níveis de umidade no solo, como Minas Gerais.

O Inmet ressalta a influência de sistemas meteorológicos como a Zona de Convergência do Atlântico (ZCAS) e a Zona da Convergência Intertropical (ZCIT), que devem provocar pancadas de chuvas no Nordeste.

Este cenário climático para janeiro, com suas variações de temperatura e precipitação, reflete as mudanças nos padrões climáticos que o Brasil e o mundo têm experimentado, destacando a necessidade de adaptação e planejamento diante de fenômenos meteorológicos cada vez mais imprevisíveis.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar