O legado de Zagallo e a origem do seu marcante desabafo: "Vocês vão ter que me engolir!" (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Mário Jorge Lobo Zagallo, uma lenda do futebol brasileiro, faleceu aos 92 anos.

Tetracampeão mundial como jogador e técnico, Zagallo deixa um legado inesquecível, marcado por triunfos e pela frase icônica:

“Vocês vão ter que me engolir!”

Essa declaração memorável de Zagallo veio após a conquista da Copa América em 1997, com a seleção brasileira derrotando a Bolívia por 3 a 1. O desabafo era uma resposta à intensa crítica da mídia, particularmente de dois jornalistas proeminentes, Juca Kfouri e Juarez Soares.

Em uma entrevista ao UOL, Zagallo esclareceu que a frase foi uma reação às críticas severas, especialmente aquelas promovidas pelos jornalistas que defendiam a substituição de Zagallo por Vanderlei Luxemburgo. Apesar de os jornalistas negarem a intenção de remover Zagallo do cargo, Juarez Soares reconheceu que considerava que o tempo de Zagallo à frente da seleção havia terminado.

As críticas aumentaram naquela época devido a uma derrota em um amistoso contra a Noruega, uma atuação mediana no Torneio da França e desafios defensivos, particularmente na zaga.

A trajetória de Zagallo se entrelaça com a da Seleção Brasileira. Ele foi campeão mundial como jogador nas copas de 1958 na Suécia e 1962 no Chile, como técnico no México em 1970 e como coordenador técnico nos Estados Unidos em 1994. Seu portfólio também inclui uma medalha de bronze olímpica em Atlanta 1996.

Com o título da Copa do Mundo nos Estados Unidos, após 24 anos sem conquistas, Zagallo se tornou um vencedor único no mundo do futebol, com quatro títulos mundiais.

O falecimento de Zagallo deixa um vazio no futebol brasileiro, mas sua extraordinária história continuará sendo um pilar na história do esporte global.

Obrigado por tudo, Velho Lobo!

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar