Associação Yanomami acusa garimpeiros por morte de índios, mas caso tem reviravolta surpreendente

Ler na área do assinante

Dois índios foram mortos violentamente no dia 2 de janeiro, dentro da Terra Indigena Yanomami, em Roraima.

O caso foi denunciado por uma associação Yanomami que acusou garimpeiros de terem cometido o duplo homicídio.

Um ofício chegou a ser enviado pela Urihi Associação Yanomami a diversos órgãos, como Funai, Ministério Público Federal e PF onde afirmava o seguinte:

“Garimpeiros assassinaram Marcos Yanomami e Gerente Yanomami da Região do Alto Catrimani (pista kapixaba), no dia 2 de janeiro do referido ano”.

A apuração do caso, realizada pela Polícia Federal, chegou a um resultado surpreendente, bem diferente daquele apontado pela associação.

A PF concluiu que os indígenas haviam brigado e acabaram se matando. Ambos estariam sob efeito de álcool no momento da confusão.

Acompanhados de servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), policiais federais realizaram diligências no local do crime e ouviram testemunhas, profissionais de saúde que atuam na região e a própria liderança da comunidade Konapi, da etnia de uma das vítimas.

Segundo a investigação, os indígenas, após exagerado consumo de bebidas alcoólicas, teriam entrado em desavença e iniciado trocas de ameaças de morte, quando o primeiro deles teria quebrado uma flecha e a utilizado como faca para atingir o colega, que reagiu e atirou contra ele com uma espingarda. Ambos morreram na hora.

Diversos veículos de imprensa, principalmente na Região Norte do país, publicaram reportagens apontando a hipótese de garimpeiros terem matado os dois indígenas. Era fake news.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar