Grande empresa inicia demissão em massa após tragédia

Ler na área do assinante

Os funcionários do frigorífico Mais Frango, localizado em Miraguaí, no norte do Rio Grande do Sul, concordaram com um plano de demissão em massa.

A decisão foi tomada em uma assembleia realizada na terça-feira (9), após negociações entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação. O plano de demissões ocorre em resposta ao incêndio que destruiu parte significativa da estrutura da companhia em 17 de dezembro.

Embora o número exato de funcionários a serem dispensados não tenha sido especificado pela empresa, estima-se que cerca de 750 dos 1.000 empregados serão afetados. Aproximadamente 250 trabalhadores permanecerão em seus postos.

Como parte do acordo, a Mais Frango se comprometeu a pagar integralmente os direitos trabalhistas, incluindo verbas rescisórias e fundo de garantia, aos empregados demitidos. Além disso, os funcionários elegíveis poderão solicitar o seguro-desemprego. Após as demissões, a empresa planeja reconstruir a área afetada pelo incêndio, um projeto estimado em cerca de 15 meses.

"Um ponto importante do acordo é o compromisso da empresa em dar prioridade de recontratação aos ex-funcionários quando as novas contratações forem iniciadas. Isso oferece uma certa segurança", afirmou Raimundo Adolfo Hett, presidente do sindicato.

Hett também mencionou que representantes de outras empresas do setor estiveram presentes na assembleia, demonstrando interesse em absorver parte dos funcionários demitidos.

Relembre o caso

O incêndio, conforme noticiado pelo Jornal da Cidade Online, devastou 95% do parque fabril do frigorífico em 17 de dezembro, com bombeiros de quatro cidades da região sendo mobilizados para controlar as chamas. O fogo ocorreu próximo a um reservatório de amônia, aumentando o risco de explosão, mas felizmente não houve feridos. As causas ainda estão sob investigação.

A Mais Frango, ao ser contatada pela reportagem, optou por não se pronunciar. Em sua última declaração, em 5 de janeiro, a empresa havia informado que não conseguiria manter os empregos nas áreas afetadas pelo incêndio.

A empresa manterá 13 setores operacionais, incluindo comercial, logística e financeiro. O abate de frangos continua ocorrendo, agora em Nova Erechim, Santa Catarina, localizado a cerca de 180 quilômetros de Miraguaí.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar