Especialistas preveem aumento de recuperações judiciais em 2024 após recorde em 2023

Ler na área do assinante

O ano de 2023 foi marcado por um recorde nas recuperações judiciais no Brasil, com um aumento de 77% em relação a 2022, segundo dados da Serasa Experian.

Grandes empresas como Americanas, Light, Oi, Grupo Petrópolis, 123milhas e SouthRock (dona de marcas como Starbucks, Eataly, TGI Fridays e Subway) foram algumas das que passaram por esse processo.

Especialistas apontam que essa tendência deve se manter em 2024. Os dados mais recentes do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, referentes a setembro de 2023, indicam que 6,6 milhões de empresas estavam inadimplentes no país, acumulando dívidas de R$ 122,2 bilhões.

A média de compromissos vencidos por empresa, naquele período, era de sete. Empresas do setor de serviços lideravam a inadimplência com 54,4%, seguidas pelo comércio com 36,7%.

Luiz Deoclécio Fiore de Oliveira, presidente da OnBehalf do Brasil, atribui o fenômeno à situação econômica desfavorável de 2023 e aos impactos prolongados da pandemia de covid-19.

"Muitas empresas esperavam uma rápida recuperação pós-pandemia com a vacinação em massa, mas a retomada das receitas não atendeu às expectativas para compensar as perdas acumuladas", explicou Oliveira.

Filipe Denki, especialista em Direito Empresarial e sócio do Lara Martins Advogados, prevê que o setor de varejo continuará sendo o mais afetado por recuperações judiciais em 2024, devido à sua sensibilidade a crises econômicas e margens de lucro reduzidas. Porém, Denki também alerta para um potencial aumento de casos no setor agropecuário.

“O varejo é sempre sensível a crises econômicas em razão das baixas margens de lucro, mas com certeza podemos ter um grande aumento nos pedidos de recuperações judiciais no setor agrícola, que vem sofrendo nos últimos anos com a alta dos preços dos insumos, baixo preço dos grãos, alto custo do crédito e agora com efeitos climáticos”, afirmou Denki.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar