Deputado Paparico Bacchi vai assumir a vice-presidência da ALRS

Ler na área do assinante

Na quarta-feira (31), às 14h, na sessão solene de eleição e posse do 2º ano da 56ª Legislatura, no Plenário 20 de Setembro, o deputado Paparico Bacchi (PL) toma posse como vice-presidente da Mesa Diretora de 2024 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS).

A escolha pelo parlamentar se deu por meio de decisão da Bancada do Partido Liberal, sendo a primeira vez que o partido assume o cargo. Na oportunidade também será empossado o novo presidente da ALRS, o deputado Adolfo Brito (PP).

Paparico Bacchi assumiu o seu primeiro mandato parlamentar, compondo a Mesa Diretora da 55ª Legislatura da ALRS, em 2019 e 2020, como 3º suplente de secretário.

Reeleito no pleito de 2022, com 59.646 votos, o deputado estadual Paparico Bacchi dobrou sua votação de 2018, do primeiro mandato com 27.483 votos. Além de ter sido líder da bancada do Partido Liberal na Legislatura passada, entre 2019 e 2022, hoje ele é o 3º secretário da Mesa Diretora da ALRS, titular da Comissão Permanente de Assuntos Municipais, titular da Comissão Permanente de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, e suplente da Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais.

O deputado também exerce atuação fundamental para as pautas do estado, sendo presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Processo de Demarcações de Áreas Indígenas no RS em Defesa dos Agricultores Gaúchos; presidente da Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico na Região da Campanha; presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes); presidente da Frente Parlamentar da Erva Mate; e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Sempre se destacando pela valorização dos princípios da legenda do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, como Deus, Pátria, Família e Liberdade, Paparico é um dos principais representantes do agronegócio no Parlamento gaúcho, se somando aos atendimentos dos anseios de todas as cadeias produtivas da agricultura e pecuária no RS, como na defesa dos produtores de leite na crise da atividade no estado e no país; e no combate à proliferação da espécie exótica invasora o javali (Sus scrofa).

Além disso, tem desempenhado papel fundamental na saúde dos gaúchos, com destinação de recursos a hospitais, apaes e demais instituições; e intermediação de demandas para resolução de problemas no atendimento no RS.

A história

O deputado nasceu em Paim Filho, um pequeno município no Médio Alto Uruguai, região Norte do estado. Filho de pequenos agricultores, cresceu em meio a um ambiente da terra, dos afazeres do campo e, desde guri, viveu na pele todas as situações que o influenciaram para a atividade agrícola. Mas o jovem queria voos maiores, decidiu que iria tentar a vida e se especializar para conquistar seus objetivos.

No município de Sananduva, ele trabalhou como garçom, fez curso de chapista de lancheria, buscando novas oportunidades em um período em que a atividade rural sofria os efeitos de três períodos consecutivos de estiagem. Se tornou empresário do ramo de sonorização e eventos, agropecuarista, pai de quatro filhos, e conseguiu ser eleito prefeito de São João da Urtiga, por duas oportunidades, entre 2009 e 2016. Neste período formou-se em História, pela Universidade de Passo Fundo, presidiu a Associação de Municípios da Região Nordeste (Amunor), foi vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), sendo presidente em exercício em 2015.

O gestor cortou gastos desnecessários de gestões anteriores, prezando a eficiência da gestão municipal, reduzindo a máquina pública a um secretário. Esta condição o ajudou a planejar os processos administrativos e a destinar com mais tranquilidade e precisão os recursos para as áreas que mais necessitavam da ação da Prefeitura. Assim, o então prefeito, Paparico Bacchi, ficou reconhecido, nacionalmente, como o prefeito de um secretário só, trajetória que o alçou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e foi confirmada pela escolha da população gaúcha pelo segundo mandato consecutivo.

Siga Paparico Bacchi nas redes sociais:

https://www.instagram.com/paparicobacchi/

da Redação Ler comentários e comentar