Temporal no Rio já deixa um trágico saldo de 11 mortes e declaração de ministra de Lula choca a todos

Ler na área do assinante

Um final de semana trágico no Rio de Janeiro, com as fortes chuvas que atingiram a Zona Norte e a região Metropolitana no sábado (13) e domingo (14), pelo menos 11 pessoas já morreram.

O temporal alagou vias e afetou a operação de linhas de ônibus e do metrô no Grande Rio.

O Hospital Ronaldo Gazolla, na capital, teve o subsolo inundado e ficou sem energia.

Alguns concursos e provas marcados para este domingo foram cancelados.

Nessa situação, a declaração da ministra Aniele Franco gerou bastante inconformismo nas redes sociais.

A ministra, possivelmente num momento de delírio, deu a seguinte declaração:

"Estou acompanhando os efeitos da chuva de ontem nos municípios do Rio e o estado de alerta com as iminentes tragédias, fruto também dos efeitos do racismo ambiental e climático."

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou situação de emergência na capital por volta das 15h. O Centro de Operações Rio informou que a cidade entrou em estágio operacional número 4 - o segundo mais alto na escala de riscos. O estágio foi mantido até as 19h08 deste domingo.

Em Niterói, o alerta é máximo.

Em Belford Roxo, na Baixada, o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, também decretou situação de emergência pública no município, que conta atualmente com mais de 100 pessoas desalojadas instaladas em três abrigos provisórios.

A Defesa Civil registrou mais de 30 bolsões d’água nas vias principais da cidade, 15 pontos de alagamento e cinco quedas de árvores. A Avenida Brasil ficou alagada nos dois sentidos, na altura de Irajá, e foi interditada durante a madrugada. Ela foi reaberta por volta das 11h30. Apenas a pista central no sentido Centro ainda permanecia interditada para o trabalho das equipes municipais.

Há previsão de mais chuva.

Segundo os bombeiros, uma mulher foi encontrada afogada dentro de casa em Acari. O corpo de bombeiros foi chamado para tentar socorrê-la às 7h25, mas já a encontraram morta. A vítima ainda não foi identificada.

Em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte, bombeiros encontraram o corpo de um homem que foi soterrado na rua Moraes de Pinheiro. Cães farejadores ajudaram nos trabalhos.

Ainda na capital, uma mulher morreu depois de ficar soterrada no deslizamento de um barranco no Morro da Pedreira, no final da Rua Monte do Amor Sagrado, na Pavuna, Zona Norte do Rio. De acordo com testemunhas, a encosta cedeu por volta de 23h de sábado (13). Uma casa (barraco), que ficava no caminho, foi coberta pela terra.

Três pessoas morreram em São João de Meriti, sendo que uma das vítimas por descarga elétrica e outra por afogamento.

E outras três pessoas morreram em Nova Iguaçu: um dos óbitos seria de uma mulher, moradora de rua - o corpo foi encontrado próximo ao córrego de Santa Eugênia. Outro óbito foi confirmado no bairro da Luz.

No início da tarde, também foi registrado uma morte em Comendador Soares, por afogamento. Às 14h30, a Prefeitura de Duque de Caxias confirmou um morto no município, eletrocutado. No fim de tarde, outro morto foi confirmado na cidade, no bairro São Bento.

Uma mulher ainda está desaparecida em Belford Roxo, onde também há o registro de um morto. O carro em que ela estava teria sido arrastado para dentro do Rio Botas, na altura do bairro Andrade Araújo, na noite de sábado. O marido, que estava com ela dentro do carro, conseguiu escapar.

Em Irajá, Zona Norte da capital, a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal ficou alagada e várias viaturas, inclusive um blindado, ficaram embaixo d'água.

Em Nova Iguaçu, há também registros de desabamento de imóvel, deslizamento de barreira, e ameaças de queda de poste.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar