Militantes de redação do portal UOL não conseguem compreender como a economia funciona e atacam Milei

Ler na área do assinante

Há uma matéria no portal UOL que demonstra a total incapacidade da militância de redação em compreender como a economia funciona, por conta da sua mentalidade socialista.

A reportagem em questão apresenta o fim da lei de aluguel na Argentina, determinada por Milei, como uma ameaça à moradia de milhares de pessoas.

A lei colocava uma séria de limitações nos preços dos alugueis, promovendo preços artificialmente baixos, o que obviamente RETIRA do mercado um grande número de imóveis, além de desestimular a construção de novas moradias.

No próprio texto, é mencionado que há um grande número de imóveis desocupados em Buenos Aires, mas a autora não parece fazer a conexão entre esse número e a antiga lei que produzia, na prática, subsídios às moradias, bancados pelos proprietários.

Agora, com o fim da lei, o mercado volta a funcionar livremente, o que produzirá preços realistas. Obviamente,  o primeiro choque é doloroso para quem estava acostumado a preços artificialmente baixos, mas no médio e longo prazo, a medida aumentará a oferta, pois produzirá incentivos para que o estoque seja disponibilizado ao público, além de incentivar novas construções, o que deve provocar uma diminuição do preço e maior acesso.

É a mesma lógica do tabelamento de preços: num primeiro momento, há uma percepção de produtos mais baratos, mas os produtos com preços tabelados rapidamente se esgotam, gerando a falta de tudo, já que não vale a a pena para qualquer produtor vender abaixo do preço de custo.

Na cabeça dos socialistas, a riqueza cai do céu, e o único trabalho deveria ser distribuí-la de forma "justa". Na verdade, a riqueza precisa ser criada, o que só acontecerá num ambiente de livre mercado, com o estímulo do lucro.

Depois de décadas de uma população acostumada a todo tipo de intervenção estatal, será dolorosa, num primeiro momento, a volta à realidade, especialmente para aqueles que orbitam a máquina estatal e tem acesso às regalias bancadas pelo resto da sociedade.

Mas se Milei conseguir implementar as reformas, vencendo a revolta dos parasitas de sempre, a Argentina voltará a ser um país rico, e livre, o que beneficiará todo o povo.

Leandro Ruschel.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

Ler comentários e comentar