Exclusivo: Conheça os indígenas livres de ONGs, aqueles que a esquerda não quer que você conheça (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Livres da tutela do estado e sem os grilhões das ONGs, os indígenas da aldeia Haliti Pareci, no Mato Grosso, são um caso raro, e se destacam na produção de soja e outras culturas em grande escala.

A jornalista Berenice Leite esteve na aldeia e conversou com o líder indígena Adylson Waymare, que revelou a luta do povo para conquistar a liberdade econômica.

De acordo com Waymare, nos anos 80 e 90 os indígenas viviam na miséria, mas tudo mudou depois da aposta no agronegócio.

No entanto, o caminho não foi fácil e eles chegaram a ser multados em R$ 139 milhões no final do governo Dilma.

“Hoje o que regulamenta nossa atividade é um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que tem condicionantes, entre elas, diz que não podemos aumentar nossa área de cultivo e não podemos trabalhar com produtos transgênicos. Por lei, a área de preservação não pode ser usada. Como indígena, a gente protesta, porque não vivemos em uma área de preservação, vivemos em um território indígena. Quem vive em área de preservação são animais”, frisou, em entrevista ao canal Fator Político BR.

Veja o vídeo:

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar