Detalhes do julgamento de Daniel Alves na Espanha são revelados

Ler na área do assinante

O ex-jogador de futebol brasileiro Daniel Alves, acusado de estupro em uma boate em Barcelona, terá seu julgamento realizado na Espanha ao longo de três dias, com a participação dele e de 28 testemunhas. A Audiência de Barcelona, instância judicial superior local, confirmou nesta segunda-feira (29) que o julgamento acontecerá entre os dias 5 e 7 de fevereiro.

As sessões incluirão depoimentos tanto de Daniel Alves quanto de 28 testemunhas que estavam presentes na boate na noite do suposto crime, em 30 de dezembro de 2022. Essas testemunhas foram convocadas tanto pela defesa quanto pela acusação.

O depoimento de Alves está previsto para o primeiro dia do julgamento, 5 de fevereiro, juntamente com o de seis testemunhas. As demais 22 testemunhas falarão no dia seguinte. A última sessão, em 7 de fevereiro, será dedicada a procedimentos periciais, incluindo a entrega de um relatório e conclusões.

Após a conclusão das audiências, a juíza Isabel Delgado Pérez, responsável pelo caso, trabalhará na elaboração da sentença. O tribunal informou ao g1 que ainda não há um prazo definido para a divulgação da sentença final. Daniel Alves permanecerá em prisão preventiva até lá, conforme determinação atual da Justiça.

O Ministério Público da Espanha pede uma pena de nove anos de prisão para o jogador. Já a defesa da suposta vítima deseja uma sentença de 12 anos de reclusão.

A jovem espanhola supostamente vítima do crime não comparecerá ao julgamento, tendo sua identidade protegida pela Justiça.

Negociação de Acordo entre Defesa e Acusação

A uma semana do início do julgamento, a defesa de Daniel Alves ainda tenta um acordo com os advogados da suposta vítima, segundo fontes ouvidas pela rede de TV espanhola Telecinco. Em caso de acordo, as acusações seriam retiradas e o julgamento cancelado.

Entretanto, as negociações esfriaram após a divulgação de imagens da suposta vítima pela mãe de Daniel Alves, Lucia Alves, em dezembro de 2023. A Justiça de Barcelona proibiu a difusão de informações e imagens da suposta vítima enquanto o processo está em andamento. A jovem anunciou que processará a mãe do jogador, conforme reportado pelo jornal "El Periódico".

As Diferentes Versões de Daniel Alves Sobre a Acusação de Estupro

Daniel Alves, que já atuou pela seleção brasileira, nega as acusações de agressão sexual. Na Espanha, denúncias de estupro são tratadas como agressão sexual, com penas de prisão que variam de 4 a 15 anos.

Desde janeiro, após prestar depoimento à polícia pela segunda vez e se contradizer, Alves está em prisão preventiva, sem direito a fiança e aguardando julgamento em um presídio próximo a Barcelona.

O jogador mudou sua versão dos fatos pelo menos três vezes:

1. Inicialmente, em um programa de TV espanhol, Alves afirmou que não conhecia a denunciante.

2. Em abril, já preso, declarou à juíza que teve relações sexuais consensuais com a jovem, mas sem penetração, alegando ter mentido inicialmente para ocultar a relação extraconjugal de sua esposa, Joanna Sanz, que posteriormente pediu separação.

3. Em sua última versão, Alves admitiu a penetração, mas reiterou que a relação foi consensual, o que é negado pela suposta vítima.

Além disso, a juíza determinou que Alves deve pagar 150 mil euros (aproximadamente R$ 798 mil) à suposta vítima para cobrir eventuais danos e prejuízos.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar