URGENTE: PF conclui inquérito e indicia Renato Cariani

Ler na área do assinante

A Polícia Federal de São Paulo concluiu o inquérito contra o influenciador fitness Renato Cariani, após dez meses de investigações. O relatório final indiciou Cariani e mais dois amigos pelos crimes de tráfico equiparado, associação para tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O Ministério Público Federal (MPF) agora analisará o relatório da PF para decidir se irá ou não acusar formalmente o grupo.

Caberá à Justiça Federal julgar se os indiciados devem ser levados a julgamento pelas acusações apresentadas. Em caso de condenação, eles podem enfrentar penas de prisão.

Junto com Renato Cariani, Fabio Spinola Mota e Roseli Dorth também foram indiciados pela PF. Conforme as investigações, eles usavam uma empresa química para emitir notas fiscais falsas de vendas de produtos a grandes empresas farmacêuticas.

Uma reportagem revelou que os insumos não seriam destinados a essas corporações, mas sim desviados para a produção de cocaína e crack, alimentando uma rede de tráfico internacional liderada por organizações criminosas, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Renato Cariani, com mais de 7 milhões de seguidores no Instagram, é sócio da Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda., empresa de venda de produtos químicos situada em Diadema, na Grande São Paulo. A PF aponta que Cariani e Roseli estavam cientes e ativamente envolvidos no esquema ilegal. Interceptações telefônicas autorizadas judicialmente registraram conversas e trocas de mensagens que comprovam o envolvimento deles.

Fabio Mota é acusado de ser o elo entre a Anidrol e a rede de tráfico. Ele já foi investigado por tráfico de drogas em Minas Gerais e no Paraná.

Entre 2014 e 2021, a Anidrol desviou cerca de 12 toneladas de substâncias químicas, incluindo acetona, ácido clorídrico e outros, para a produção de drogas ilícitas. A empresa justificava as saídas de produtos com cerca de 60 notas fiscais falsas e realizava depósitos em nome de terceiros, usando indevidamente nomes de grandes empresas.

No ano passado, a PF executou a operação Oscar Hinsberg, com mandados de busca e apreensão em propriedades ligadas aos suspeitos. Foram apreendidos equipamentos eletrônicos e outros objetos analisados por peritos.

O delegado Vitor Beppu Vivaldi, da Delegacia de Repressão a Drogas da PF em São Paulo, liderou as investigações, interrogando Cariani e os outros investigados em 2023. A PF chegou a solicitar a prisão do trio, mas o pedido foi negado pela Justiça.

Com 47 anos, Renato Cariani é uma figura proeminente no cenário fitness, destacando-se no fisiculturismo brasileiro. Ele é casado com Tatiane Martines Cariani e se apresenta nas redes sociais como professor de química, professor de educação física, atleta profissional, empresário e youtuber. Cariani possui uma grande base de seguidores online, com mais de 7 milhões no Instagram e 6 milhões no YouTube, onde seus vídeos sobre dietas e culto ao corpo já ultrapassaram 1 bilhão de visualizações.

Por meio de sua defesa, Cariani nega qualquer envolvimento no esquema de desvio de produtos químicos para o tráfico.

da Redação Ler comentários e comentar