Morre presidente da Namíbia

Ler na área do assinante

No domingo, 4, o presidente da Namíbia, Hage Geingob, faleceu aos 82 anos. Ele estava internado em um hospital em Windhoek, a capital namibiana, onde tratava de um câncer.

Relatos do The Guardian indicam que Geingob passou por uma cirurgia cerebral em 2013 e, em 2023, uma cirurgia na aorta na África do Sul.

O óbito do presidente foi oficialmente anunciado pelo governo à 0h04 do domingo, horário local, o que corresponde às 19h04 de sábado, 3, pelo horário de Brasília.

Geingob, que assumiu como primeiro primeiro-ministro da Namíbia após a independência do país da África do Sul na década de 1990, foi eleito presidente em 2014 e reeleito em 2019. Ele se destacou por ser o primeiro presidente do país fora do grupo étnico Ovambo, que compõe mais da metade da população namibiana.

Com o falecimento de Geingob, o presidente em exercício, Nangolo Mbumba, dirigiu-se à nação, declarando:

“A nação namibiana perdeu um ilustre servidor do povo, um ícone da luta de libertação, o principal arquiteto da nossa constituição e o pilar da casa namibiana”.

Ele informou que o Gabinete da Presidência convocará uma reunião de urgência para deliberar sobre as pendências administrativas.

Em suas palavras, Mbumba solicitou serenidade ao povo namibiano neste momento de luto:

“Neste momento de mais profunda tristeza, apelo à nação para que permaneça calma e serena enquanto o Governo atende a todos os arranjos estatais, preparativos e outros protocolos necessários”.

O anúncio do presidente interino foi veiculado em todo o país, preparando a Namíbia para as próximas eleições presidenciais e parlamentares previstas para o final de 2024.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar