Na Argentina, luta contra o aborto ganha força

Ler na área do assinante

Parlamentares vinculados à coalizão liderada pelo presidente argentino Javier Milei, A Liberdade Avança, introduziram na Câmara dos Deputados da Argentina uma iniciativa legislativa visando a revogação da Lei 27.610.

Esta norma, que desde 2020 autoriza a prática do aborto no país, foi implementada durante a gestão do então presidente peronista Alberto Fernández.

A medida, proposta pela deputada Rocío Bonacci com o apoio do líder partidário Oscar Zago, tem como finalidade a eliminação total da legislação em vigor, estabelecendo penalidades para profissionais da saúde que realizarem abortos e para as mulheres que optarem por interromper a gravidez.

O projeto estipula que a indução do aborto resultará em penas de prisão que variam de um a quatro anos se houver consentimento da mulher, e de três a dez anos em casos sem consentimento.

Além disso, a proposta legislativa sugere punições rigorosas para médicos e outros profissionais da saúde que participem da prática do aborto, prevendo uma desqualificação especial por um período que dobra a pena estipulada.

Contrariamente ao que está previsto atualmente, a proposta nega a possibilidade de aborto inclusive em situações de estupro. Os legisladores afirmaram que tais circunstâncias têm sido "sistematicamente" utilizadas como fundamento para a interrupção da gravidez. Contudo, ressaltam que o Código Penal ainda prevê uma cláusula que permite ao juiz isentar a mulher de pena, baseando-se nas razões que a levaram ao aborto e em seu comportamento subsequente.

Atualmente, na Argentina, o aborto é permitido até a 14ª semana de gestação, em qualquer momento da gravidez em casos de estupro ou quando a vida ou saúde da gestante está em risco.

Os autores da proposta argumentam que a lei de 2020 contradiz a Constituição e ignora o princípio da dignidade humana, apoiando-se em evidências científicas que estabelecem a existência de um ser humano único desde a concepção.

"O início da vida humana já foi esclarecido pela ciência. Com efeito, a genética moderna tem demonstrado que a partir do momento da fecundação se forma um novo indivíduo da espécie humana, com carga cromossômica própria, característica que o torna uma entidade diferente de sua mãe", declararam os proponentes da medida.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar