O vídeo da reunião de Bolsonaro com ministros e o caminho sem volta

Ler na área do assinante

Vocês devem estar acompanhando os desdobramentos da operação que investiga a possibilidade de um plano para um golpe de Estado que envolve Bolsonaro e muitas pessoas ligadas a ele.

Foi divulgado o vídeo de uma reunião de Bolsonaro com seus ministros, de julho de 2022, utilizado como prova de que houve esse planejamento de golpe.

Assisti ao vídeo e, até agora, na minha opinião, o que ficou parecendo:

- Bolsonaro não acreditava na lisura das urnas, o que ele sempre falou;
- Ele disse que “algo deveria ser feito” antes das eleições, porque depois não ia resolver nada, ou poderia criar caos no país;
- Ele não disse o que fazer e nem como fazer. Se havia algum planejamento de golpe, o que não fica claro por esse vídeo, nunca saiu do papel;
- Nada nessa reunião liga Bolsonaro aos atos do dia 08/01.

Uma coisa é certa: Bolsonaro será condenado porque isso é o que quer o establishment.

A criminalização de toda a oposição será feita se baseando nisso e faz muito tempo que os ritos e trâmites constitucionais não são respeitados.

Criaram um ambiente de exceção justificado na ideia de “defesa da democracia”, comprado por parte da população e sustentado com ajuda da mídia tradicional. Ou seja, uma ideia de que é preciso fazer as coisas dessa forma, mesmo que com inquéritos ilegais e destruição do ordenamento jurídico, porque seria por uma causa maior.

O que estão fazendo é tudo, menos defesa da democracia. Não pensem que vai parar com uma condenação de Bolsonaro. Vai só se fortalecer e aumentar a estrutura de repressão à oposição — que é toda a direita, bolsonarista ou não.

E vocês, o que acham?

Renata Barreto. Economista.

@renatajbarreto

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

Ler comentários e comentar