AO VIVO: Surreal... Israel descobre túnel do Hamas em Gaza embaixo de prédio da ONU (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

As forças israelenses descobriram uma rede de túneis com centenas de metros de comprimento que passa parcialmente sob a sede da UNRWA em Gaza, disseram os militares, que ainda chamaram a estrutura de “nova evidência da exploração da principal agência de ajuda humanitária aos palestinos pelo Hamas”.

A sede da UNRWA fica na cidade de Gaza, entre as áreas do norte que tropas e tanques israelenses invadiram no início da guerra, que já dura quatro meses, contra a facção islâmica Hamas, fazendo com que centenas de milhares de civis fugissem para o sul.

Os repórteres que participaram da viagem fortemente escoltada entraram em um poço próximo a uma escola na periferia do complexo da ONU, descendo até o túnel revestido de concreto. Após vinte minutos de caminhada pela passagem sufocante, quente, estreita e ocasionalmente sinuosa, eles chegaram à sede da UNRWA, disse um tenente-coronel do exército que liderava o passeio.

“Tudo é conduzido a partir daqui. Toda a energia para os túneis por onde vocês passaram é enviada daqui”, disse o tenente-coronel, que informou apenas o primeiro nome, Ido.

“Este é um dos comandos centrais da inteligência. Este lugar é uma das unidades de inteligência do Hamas, de onde eles comandaram a maior parte do combate.”

Mas Ido disse que o Hamas parecia ter evacuado o túnel diante do avanço israelense, cortando preventivamente os cabos de comunicação que passavam pelo chão do porão da sede da UNRWA, conforme ele mostrou durante a visita.

Em um comunicado, a UNRWA afirmou ter desocupado a sede em 12 de outubro, cinco dias após o início da guerra, e que, portanto, “não poderia confirmar ou comentar” a descoberta israelense.

“A UNRWA… não tem conhecimentos militares e de segurança, nem capacidade para realizar inspeções militares do que está ou poderá estar sob as suas instalações”, afirmou o comunicado.

“No passado, sempre que (uma) cavidade suspeita era encontrada perto ou sob as instalações da UNRWA, cartas de protesto eram prontamente apresentadas às partes no conflito, incluindo tanto as autoridades de facto em Gaza (Hamas) como as autoridades israelenses”.

Fonte: CNN

Veja o vídeo:

Foto de Emílio Kerber Filho

Emílio Kerber Filho

Jornalista e escritor
Autor do livro “Por trás das grades - O diário de Anne Brasil”.

Ler comentários e comentar