AO VIVO: Anão diplomático, Lula ataca Israel em viagem para o Egito (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

No Egito, Lula diz que Israel mata mulheres e crianças em Gaza, esquecendo convenientemente o que o Hamas fez no massacre de 7 de outubro.

Ele também condenou os ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro, aos quais finalmente se referiu como "ataques terroristas".

No entanto, Lula disse não encontrar “nenhuma explicação” para o comportamento de Israel na guerra contra o Hamas, na Faixa de Gaza.

“Não tem nenhuma explicação o comportamento de Israel, a pretexto de derrotar o Hamas, está matando mulheres e crianças – coisa jamais vista em qualquer guerra que eu tenha conhecimento”, disse.

A declaração foi feita à imprensa, ao lado do presidente do Egito, Abdul Fatah Al-Sisi, após reunião entre os líderes na capital egípcia do Cairo.

Mas só agora Lula resolveu também criticar o Hamas:

“O Brasil foi um país que condenou de forma veemente a posição do Hamas no ataque a Israel e o sequestro de centenas de pessoas. Nós condenamos e chamamos o ato de ato terrorista”.

Mas continuou criticando Israel:

“Israel tem primazia de não cumprir decisão da ONU”, diz Lula

O fato é que Lula vai na contramão das grandes democracias do ocidente, afastando o Brasil de países europeus e dos EUA, mas nos alinhando a ditaduras que apoiam o Hamas.

Veja o vídeo:

Foto de Emílio Kerber Filho

Emílio Kerber Filho

Jornalista e escritor
Autor do livro “Por trás das grades - O diário de Anne Brasil”.

Ler comentários e comentar