URGENTE: Polícia neutraliza líder do PCC no Guarujá e ‘fatalidades’ aumentam para 25

Ler na área do assinante

Nesta sexta-feira (16), um confronto envolvendo a Polícia Militar e suspeitos na comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, localizada no Guarujá, resultou na morte de três indivíduos. Dentre eles estava Rodrigo Pires dos Santos, mais conhecido como Danone, um dos principais nomes do Primeiro Comando da Capital (PCC) na região litorânea, responsável por coordenar ações de roubo e narcotráfico para a facção.

Rodrigo, que já havia sido capturado em 2015 após um confronto com a Polícia Federal e possuía antecedentes por tráfico e roubo, ocupava a posição de "torre" dentro do PCC no Guarujá, atuando como um gestor regional subordinado diretamente ao "sintonia final" da Baixada Santista.

A identificação dos outros dois falecidos não foi revelada. Após serem socorridos para a UPA Rodoviária, não resistiram aos ferimentos. O registro da ocorrência ficará a cargo da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Santos.

A operação contou com a participação do Comando de Operações Especiais. O delegado Antônio Sucupira, da Delegacia do Guarujá, confirmou a presença da perícia no local, evitando detalhar as circunstâncias exatas das mortes.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, celebrou a operação que resultou na eliminação de Danone, ressaltando seu papel no tráfico internacional e suspeitas de envolvimento em ataques contra agentes públicos.

Esta ação policial eleva para 25 o total de óbitos em intervenções na Baixada Santista desde o início da "Operação Verão III", em 27 de janeiro, representando um aumento significativo em relação ao ano anterior.

A operação deste ano, alvo de contestações e apelos à ONU, adotou a mesma abordagem polêmica da "Operação Escudo", lançada em 2023 após o assassinato de um membro da Rota no Guarujá. A "Operação Verão", tradicionalmente voltada ao combate ao crime durante a estação mais quente, tem sido marcada pela letalidade, deixando 22 suspeitos mortos em apenas 21 dias, de acordo com relatos da polícia sobre confrontos em cidades da região, como Santos, São Vicente e Guarujá.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar